quinta-feira, 28 de agosto de 2008

SURGIMENTO E QUEDA DA URSS

Oiiê! 8º Ano, mais tá difícil!!hen!!Que bagunça nesse mapa político não?
Mas vamos lá tentar entender.
A URSS surgiu em1922 quando a Rússia, primeiro país do mundo a implantar um regime socialista, uniu-se a mais seis repúblicas e formou a União das Republicas Socialistas Soviéticas(URSS).
Com a formação da URSS, foi herdado por esta nova potência não apenas um grande território mas, principalmente, uma população com grandes diferenças étnico-culturais(mais de 120 nacionalidades).
O domínio da URSS foi se ampliando e,em 1940, 15 repúblicas formavam a União Soviética, que constituiu-se num dos países mais importantes no século XX, juntamente com os EstadosUnidos.
Tamanha diversidade étnicae inexistência de fronteiras que realmente separassem esses grupos revelaram-se fatores de insatisfação e conflitos que se intensificaram no Leste Europeu, na década de 1980. Cabe lembrar que o socialismo já dava sinais de "falência".
Foi no governo de Mikhail Gorbatchov, em 1986, que a URSS passou por um período de grandes transformações denominadas de glasnost e perestroika."Cruzes"!! que palavras são essas? O que elas representaram para a URSS?
A glasnost significou uma política de abertura e transparência
em relação aos problemas políticos internos, como a corrupção, a burocracia e a má administração do Estado. Lembrando aqui que a economia era baseada em planos feitos pelo governo e que não havia propriedade privada e nem o lucro.
A perestroika foi um plano de reorganização política lançado por Gorbatchov, a fim de reestruturar e equilibrar o sistema político e econômico da União Soviética(entrada da economia de mercado).
Gorbatchov não teve apoio de todos. Forças opostas reagiram, enfraqueceram seu governo e conduziram um golpe. Ele deixou o país e foi substituído por Boris Iéstsin, seu vice.
O período de crise e insatisfação popular já trazia idéias separatistas que se concretizaram no governo de Boris Iéstsin. Surgiram novos países que se declararam independentes daURSS.
Por mais de 40 anos(de 1945 a 1989)o mapa político da Europa não sofreu praticamente nenhuma modificação. No final dos anos 80 as fronteiras foram sendo redefinidas,pois os países conseguiram sua independência e uma nova configuração política marcou o continente europeu. É importante destacar que essa configuração pode sofrer alterações a qualquer momento(vejam o caso recente da Ossétia do Sul na Geórgia) pois muitos países ainda hoje questionam sua fronteiras.
CEI - COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
As 15 ex-repúblicas da União Soviética tornaram-se países independentes e consolidaram a desagregação da URSS.
Percebendo que precisavam se unir para conseguir desenvolvimento econômico e fortaceler as relações comerciais entre as ex-repúblicas, basearam-se na experiência da União Européia e formaram a CEI com a liderança da Rússia em 1991.
Das 15 antigas repúblicas soviéticas somente 12 formaram a Comunidade dos Estados Independentes. As três restantes, Lituânia, Letônia e Estônia, entraram na UE(União Européia).
A CEI é uma organização econômicae política que procura manter a independência de cada país.A integração prevista abrange aspectos como as relações comerciais, culturais, transportes, chegando inclusive a prever a adoção do Rublo (moeda da Rússia) como a moeda única da comunidade.
Em 2000 foi estabelecida a Comunidade Econômica da Eurásia(CEE). São objetivos da CEE estabelecer um mercado comum de transportes e serviços, assegurar a livre circulação de pessoas e bens, harmonizar os sistemas de educação e garantir a instabilidade econômica.
Meus queridos alunos, deu para melhorar a compreensão?
Deixe recadinhos no blog, façam perguntas das dúvidas ok?
Abraços!! Pofª Rosângela

4 comentários:

Unknown disse...

fessoraaa,a CEE foi criada nao por todos os países da URSS,mais sim pr outros países devido a uma falha da CEI?

Anônimo disse...

Agora ficou mais fácil para meu entendimento, obrigado!

Anônimo disse...

Olá professora Rosângela , muito obrigada ,viiu ? estav com uma duvida enorme sobre a CEI e agora posso entender melhor !
:D muito obrigada !

Anônimo disse...

brigadu! fessora agora vou fazer o meu resumo do q entendi do seu tá bom! amei quero ser sua aluna quando crescer bjs.r