domingo, 17 de agosto de 2008

ALUNOS DO 8º ANO

Oi Galera do 8º ANO! Td bem? Já estão estudando?Vai aqui algumas dicas/roteiro de estudo da P2 2ª ETAPA.
O conteúdo a ser estudado, como vocês já sabem é o que se refere ao cap. 6 págs 140 à 153.
Preparei um texto, que engloba todo o conteúdo estudado procurando ir direto aos pontos mais relevantes do capítulo. Faça bom aproveito!
Bem, a continente conhecido como Europa que visualizamos nos mapas políticos atuais, nem sempre tiveram essas delimitações ou fronteiras políticas. Por que? O processo de constituição dessas fronteiras políticas deu-se somente a partir do séculos XI e XII, quando diferentes reinos isolados iniciaram processos de unificação, resultando na formação de diversos países já no final do século XIV e começo do século XV, como Portugal, França,Espanha e Inglaterra.De lá para cá, várias mudanças ocorreram(ver mapa político atual no seu livro pg. 142).
Com uma área pouco superior a 10.500.000Km², a Europa apresenta uma área continental maior apenas que a da Oceania, representando 7% das terras emersas do planeta. Encontra-se totalmente no Hemisfério Norte, sendo cortado no extremo norte pelo Círculo Polar Ártico, apresentando uma parte do seu território na zona polar. Mas maior parte de suas terras estão na zona temperada do norte, onde predomina o clima temperado e há grande variedade de formações vegetais como:Florestas Temperadas, Tundras, Floresta Boreal ou Taiga(formada por coníferas) entre outras.
O Meridiano de Greenwich, que é o meridiano principal, a 0º, passa na cidade de Londres e separa as terras européias em dois hemisférios: Ocidental(Oeste) e Oriental(Leste).
A Europa apresenta uma fronteira terrestre separando-se do continente asiástico.Estendendo-se de norte a sul, está uma extensa cordilheira, os Montes Urais. Ao sul dos Montes Urais, o Mar Cáspio também marca a fronteira entre os dois continentes, seguido pelas montanhas do Cáscaso e pelo Mar Negro. Seu relevo é constituído por planaltos, montanhas, planícies e depressões.Pelas planícies européias correm rios que são perfeitamente navegáveis, como o rio Volga(Rússia), o rio Danúbio, que banha terras da Alemanha, Áustria,, Hungria, Croácia entre outros; o rio Reno, que nasce nos Alpes e separa a França da Alemanha; o Sena, que banha Paris e tem sua foz no Canal da Mancha; o rio Tâmisa, que corta a cidade de Londres;e o Tejo, que atravessa a Península Ibérica e passa por Lisboa. Na porção sul e sudeste do continente localiza-se as áreas com maiores altitudes, formadas por cadeias montanhosas como os Alpes.
Embora seu território seja pequeno se comparado ao demais continentes, a importância histórica da Europa é muito grande. Além de ter sido o berço de antigas civilizações, como a romana e a grega, foram os povos europeus que colonizaram boa parte do planeta, difundindo e até mesmo impondo sua cultura pelo mundo.
A partir das grandes mudanças políticas e econômicas que ocorreram no continente europeu após a Segunda Guerra Mundial e a bipolarização do mundo em dois blocos distintos - países capitalistas alinhados com os Estados Unidos e páíses socialistas, com a ex-URSS(União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)-, o continente europeu ficou dividido. Assim, os países capitalistas passaram a ser classificados como países da Europa Ocidental ou do Oeste e os países socialistas, como países da Europa Oriental ou do Leste.
Provavelmente você já ouviu a expressão "a união faz a força". Num mundo cada vez mais globalizado, essa união é importante para que os países busquem o desenvolvimento. A organização em associações ou blocos visa fortalecer a economia dos países-membros por meio de estratégias comuns.
Criar uma Europa unida e forte perante o mercado internacional, com uma grande força econômica e política, tem sido o objetivo de vários países europeus há muito tempo.
Em 1948, com uma aliança estabelecida entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo(BENELUX) criou-se uma união aduaneira, com o objetivo de baratear as tarifas de alfândega e com isso incentivar as importações e exportação entre os três países membros.
Em 1951 foi fundada a Comunidade Européia do Carvão e do Aço(Ceca), estabelecendo a livre circulação de carvão, ferro e aço entre os países membros.Tal medida pretendia estimular o crescimento industrial.Fizeram parte dessa comunidade Alemanha Ocidental(na época a parte oriental da Alemanha estava sob o regime socialista), França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Satisfeitos com o resultado dessa integração econômica, os seis países resolveram ampliar as medidas e criaram, em 1957, a Comunidade Econômica Européia(CEE) ou Mercado Comum Europeu(MCE) e ,mais tarde UE (União Européia).Os objetivos desse mercado eram eliminar as taxas alfandegárias e assegurar a livre circulação de bens e pessoas e criar uma moeda única(euro) entre os países europeus. Com o passar do tempo, além dos seis fundadores, vários outros países aderiram aos seus objetivos totalizando atualmente, 27 países.
Mas, para ser admitidos como membros, os países devem: Possuir economias estáveis e garantir a democracia, respeitar os direitos humanos e proteger as minorias, devem ter uma economia de mercadoe capacidade para enfrentar a concorrência no interior da UE.
  • Dos 27 países que fazem parte desse mercado atualmente, apenas o Reino Unido, Dinamarca e Suécia continuaram com suas moedas próprias.
  • Um maior número de países participantes poderá fortalecer ainda mais o bloco europeu.Entretanto, existem alguns problemas que precisam ser superados: o desemprego, a recusa da população à unificação, as desigualdades regionais, a pobreza...

Nenhum comentário: