domingo, 31 de agosto de 2008

RESPONDENDO PERGUNTAS PG.160- 8º ANO

10) Existe uma relação entre a constituição e fortalecimento da URSS e o início da Guerra Fria, pois vejamos: até 1922, o único país a adotar o sistema socialista era a Rússia.A partir de 1922, várias repúblicas(14) gradativamente também passaram a adotá-lo e após a 2ª guerra mundial vários países da Europa ou seja, os países do Leste Europeu.
Veja que a ideologia socialista começa a tomar força principalmente após a 2ª guerra mundial e isso era uma barreira para a continuação da hegemonia capitalista no mundo. Com medo de perder ainda mais a influência capitalista no mundo, e com o socialismo avançando, surge o período tenso que ficou conhecido no mundo como guerra-fria, que nada mais era do que a disputa entre o capitalismoX socialismo pela hegemonia econômica e política mundial.
11) Sim, a guerra na Chechênia pode ser considerada um exemplo de luta por autonomia política. Essa república russa, declarou independência em 1991 após o enfraquecimento daURSS. As tropas russas invadiram a Chechênia e conseguiram tomar a capital com tropas militares e colocá-la sob a administração direta da presidência, criando assim uma área de instabilidade política no interior da Federação Russa.
12) CEI, é a sigla de Comunidade dos Estados Independentes. O objetivo de sua criação é fortalecer as relações comerciais, culturais ... dos países membros(Federação Russa e ex- repúblicas) frente ao avanço da UE(União Européia) na região do chamado Leste Europeu.
PERGUNTINHAS PARA OS "GATINHOS" E "GATINHAS" DO 8º ANO "E" e "D"(aquelas que ainda não foram feitas). Texto de referência páginas 153 à 158 livro e texto do blog.
1) Quais são os países que compõem a CEI?
2)Como é a relação entre a Federação Russa e a CEI?
3) Quais foram as medidas tomadas pelo ex-presidente da URSS a partir de 1985, que transformaram a URSS e vários países do Leste Europeu?Explique.
4)Após várias crises, a Federação Russa vem se estruturando industrialmente.Faça um parágrafo, sobre essa estruturação industrial quanto: localização,reservas naturais,e relações comerciais.
5)O que é CEE?Quais os países membros e seus objetivos?
6)Explique a frase: "Podemos perceber, que a antiga polarização característica da Guerra Fria, que dividia a Europa em dois pólos antagônicos, caminha atualmente em outro sentido".
Releiam os textos para a atividade avaliativa na 2ª feira.
Abraços!! Profª Rosângela

Um comentário:

tatiana gomes disse...

localizar no tempo e no espaço o expansionismo europeu.