Meus queridos alunos do 7º Ano,
Mais uma etapa encerrada. Você não conseguiu atingir a média não é mesmo? Mas, você ainda tem como reverter esse quadro. Como? Não desanimando e nem culpando ninguém, apenas se esforçando e levando seus estudos mais à sério. Você pode até estar pensando: bobagem, essa fala também é a dos meus pais..mas é verdade, você é muito importante nesse processo. Se você não quiser...não estiver motivado(a) eu(como orientadora do processo) pouco posso fazer.
Então meus queridos alunos, "levante, sacode a poeira e dê a volta por cima" e siga em frente.
E, por falar em seguir em frente, aqui vai algumas atividades vamos lá?
Copie as perguntas em seu caderno.
Estudo do texto cap.5 (páginas:89 a 108)
1) Defina com base no texto, o conceito de estrutura fundiária.
2)Analise o gráfico "Uso da terra no Brasil" pg.89. Que conclusões você pode chegar?
3) Explique a frase: "A estrutura fundiária brasileira é extremamante concentrada". Dê exemplos com base no gráfico de barras da pg.90 que justifique.
4) Leia o texto "A base legal da concentração fundiária" páginas 91 e 92, e retire do texto as legislações brasileiras que fortaleceram a concentração fundiária em nosso país.
5) Segundo o Estatuto da Terra, elaborado em 1964 a" terra tem uma função social". O que isso significa?
6) De o conceito e a origem de agricultura familiar.
7) Defina a referência na legislação agrária conhecida como módulo fiscal.
8)Apesar da concentração fundiária e da existência de propriedades improdutivas, podemos afirmar que a agropecuária brasileira tem apresentado índices elevados de produtividade.A que se deve esse sucesso?
9) Explique ainda, os motivos da existência da continuidade da expulsão dos pequenos proprietários e dos trabalhadores do campo de suas terras?
10) O que é reforma agrária? Por que ela é importante para o nosso país?
11) Qual a polêmica que surge quando se trata de definir uma terra como produtiva ou improdutiva?
12) "A discussão a respeito da necessidade de implementar efetivamente a reforma agrária,apresenta dois lados bem diferentes e antagônicos". Segundo o autor do livro, o que isso quer dizer?
13) Faça uma pequena pesquisa sobre o MST(Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra).
> Qual o objetivo desse movimento? Quando foi criado? Onde ele atua?
14)Qual o objetivo do MST ao adotar a estratégia de invasão de terras que o movimento considera improdutiva?
15)Diferencie "acampamento" de "assentamento".
16)O que são fronteiras agrícolas? Como essas fronteiras prejudicam a vida das populações que apresetam formas específicas de lidar com a terra e com o ambiente, como as populações tradicionais e indígenas?
17) Fazer leitura e comentário do texto: "Questão de terra, de luta pela terra" páginas 98 e 99 do seu livro texto.
OBS: Faça leitura de gravuras, mapas e reveja conceitos trabalhados por nós na etapa.
ATENÇÃO!!! REVEJA NO BLOG(POSTAGEM ANTERIOR) TEXTO EXPLICATIVO DO CONTEÚDO ABORDADO E CONCEITOS.
Sucesso!!
2 comentários:
qual texto esplicativo professora???????????
beijos larissa lobo setimo ano A
Postar um comentário