quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Respondendo perguntas do livro - pg 103 7º ANO

Questão7

Reforma agrária é a distribuição de grandes extensões de terras(improdutivas) entre aqueles que realmente pretendem produzir alguma coisa. Os motivos para sua implementação: diminuir a concentração fundiária em nosso país, assegurar o pequeno trabalhador rural no campo, produzir alimentos para o mercado interno...
Questão 8
As formas que podem ser usadas para o governo para conseguir terras para a implementação da reforma agrária, seria a desapropriação das fazendas improdutivas, perante indenização ou utilizar as terras devolutas (terras da União).
Questão 9
Os motivos existentes para a expulsão dos trabalhadores do campo, ainda são devido a mecanização do campo (fazendas utilizando maquinários modernos e trocando a mão-de-obra humana por máquinas), a falta de incentivos para o pequeno agricultor se manter no campo, como: empréstimos com juros baixos, escolas, postos de saúde, adubos...o fascínio que as cidades exercem nas pessoas entre outros.
Questão 10
Os beneficiados de uma reforma agrária, em primeiro lugar seriam todos os trabalhadores sem terra, mais os agricultores que migraram para a cidade em período relativamente recente e todos os brasileiros de modo geral, pois a produção de alimentos aumentaria no mercado interno, o desemprego diminuiria e os problemas urbanos também seriam amenizados.
Questão 11
A polêmica que surge quando se trata de definir uma terra como produtiva ou improdutiva está ligada a sua utilização. A legislação atual possibilita a desapropriação das propriedades com dimensão superior a 15 módulos fiscais que não sejam exploradas de forma conviniente, mas as informações se as terras estão produtivas ou não, são dadas pelos próprios fazendeiros e esses muitas vezes podem informar que elas estão sendo utilizadas para a criação de gado por exemplo, quando na verdade o número de animais em criação é mínimo.
Questão 12
O objetivo do MST(movimento dos trabalhadores rurais sem terra) em adotar a estratégia de invasão de terras que o movimento considera improdutiva, é para chamar à atenção do governo federal e da opinião pública , para a necessidade de fazer uma desapropriação e garantir a continuidade da reforma agrária.





Um comentário:

1D_Rana Oliver disse...

Estava procurando essas respostas e se não fosse por esse site! Agora tirei 8,7na prova graças a : Um Pouco da minha História!
Bjusss!!