domingo, 17 de agosto de 2008

Dicas de estudo P2 2ª Etapa

Galera do 7º Ano!! Mais uma "provinha" chegando(dia 22/08). Vocês já estão "afiados" com o conteúdo? Vai aqui algumas dicas/conteúdo cap. 5.
Interpretação de texto: como toda prova de Geo, essa também tem um(texto), fiquem atentos na interpretação.
Falamos muito em sala, sobre a estrutura fundiária brasileira ou seja, como as terras rurais em nosso país estão organizadas e aproveitadas . Vimos através de gráficos e mapas que é uma estrutura fundiária concentrada nas mãos de poucas pessoas e que a base legal dessa concentração vem desce o período colonial estabelecida em diferentes legislações. Como exemplo, temos a de sesmarias, que possibilitava as terras aos homens de posses de Portugal.Outra legislação específica foi a Lei de Terras de 1850, que estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra.
O Estatuto da Terra, de 1964 veio destacar a possibilidade de desapropriação das terras improdutivas e a promoção do homem rural. Embora tenha propiciado as condições para distribuição de terras para aproximadamente 250 mil famílias, o Estatuto da Terra não conseguiu alterar a concentração da estrutura fundiária.Em 1988, com a constituição foi inserido alguns aspectos nas leis agrárias com a implantação de políticas públicas, como exemplo o PRONAF(programa de incentivoà agricultura familiar) e garantindo que a terra tem que ter uma função social(produzir alimentos, matéria-prima...)
Diante do difícil acesso à terra no Brasil, ainda nos dias atuais, e considerando que existem propiedades rurais improdutivas e subutilizadas e ainda terras públicas disponíveis, trabalhadores rurais sem-terra há tempo vêm se mobilizando e pressionando o governo para que ele faça a reforma agrária. Você sabe o que é reforma agrária? Ainda não? Bem, é a redistribuição da propriedade da terra em benefício dos trabalhadores rurais sem-terra ou com terra insuficiente.Compreende, também, o compromisso do Estado em fornecer a esses trabalhadores, crédito(empréstimo em dinheiro), orientação técnica e de comercialização, educação agrícola entre outros, para que esses trabalhadores possam se manter no campo.
A distribuição visa principalmente a desapopriação de propriedades improdutivas e subutilizadas, que não cumprem sua função social.
É preciso ficar atentos também em alguns conceitos ou palavras estudadas no capítulo como: módulo fiscal,MST,fronteira agrícola,terras devolutas,agricultura familiar,assentamento, acampamento,terras improdutivas, minifúndio, latifúndio.
Bem galera, o básico é isso. Qualquer dúvida, traga para a sala de aula ok?
Abraços!! Tenham uma boa prova!

17 comentários:

Ciência Virtual - 6º Ano disse...

professora,adoro sempre ver as dicas para aprova!!
brigada!!!
quero muito sair bem nessas ultimas provas!!
bjusss!!
michelle 7°A

Unknown disse...

Valeu, professora! Ja imprimi as dicas e vou passar o dia revisando o conteudo. Espero me sair bem na prova. Obrigado pelas dicas do blog. Sao mto uteis. Boa correcao!
Minha mae tbem eh prof. e sei o qto eh trabalhoso!
Eduardo 7°A

Jordana e Luisa disse...

Professoraaaa,
obrigada pelas dicas,pois elas ajudam bastante viu??
Ahhh espero q eu me saia bem nas provas!!
Bjim;**
Jordana 7ºA

Unknown disse...

professora adorei essasdicas q vc nos passou pelo blog!!!!!!
muito interessante!!!!
MUITO OBRIGADA!!!
bjos!!!
laura 7ºE

Queen Bitchy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giiovanaa ♥ disse...

Professoraaaa ;)
AMEII as tuuas dicaas, me ajudaaram bastaatãao :P
Tomara que amanhã elas me ajudeein na proova, né ?!?!?! hauahuahua
Maais, adooro vcê. valeeu poour de mais !
Beiijos;*
Giovanna 7ºE

PS: naum tenho a minima ideiia de ql eh esse blog, pkê eu tenho 15 bloogs, hauhauah ;**

Unknown disse...

obrigado pelas dicas ;DD
espero sair bem nessa prova, bjaaum

Daniele 7°A

Unknown disse...

professora obrigado pelas dicas tomare que me saia bem na prova
bju
antonio capelli 7°A

Unknown disse...

Brigada pelas dicas ;D
bjos!
Isadora M. 7º D

Yasmin disse...

Professora,valeuu pelas dicas do blog me ajudaram muiitoo,tomara que eu va bem na prova.Adoreii as dicas e seu blog e muito bom....

Beijos Yasmin
7ºE

Mandinha disse...

Professora, obrigada pelas dicas para a prova!

Bjos..........

Mandinha 7º C

Yuri El Kadi disse...

Ei prof., passei aqui só pra falar que passei.Brigado Pelas dicas

Ciência Virtual - 6º ano disse...

proofessora,
obrigada pelas dicas para a prova. Vou estudar bastante!

beeijo :*
Paula 7° A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

valeu professora vc e fera!!!






paulo macedo 7ºA

Unknown disse...

vlw pelas dias prof.
ajudou muitooo!
OBRIGADO.
Joaquim Junqueira 7°E

Unknown disse...

Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.