segunda-feira, 18 de agosto de 2008

DESINTEGRAÇÃO DA IUGOSLÁVIA - 8º ANO

Olá de novo!
Desintegrar? Mas que palavra esquisita é essa? É isso mesmo galera, entende-se por separar, dividir....
A desintegração da Iugoslávia, é realmente complexa mas vamos tentar entender um pouquinho?
Até 1991, a Iugoslávia era um país federativo formado por seis repúblicas (Sérvia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Montenegro) e duas regiões autônomas(Kosovo e Vojvodina, pertencentes à Sérvia). Que "rolo" hem? É, complicado. E sua população então? Era composta de várias nacionalidades(sérvios, croatas, eslovenos, macedônios, albaneses, húngaros), sendo que algumas encontravam-se espalhadas em praticamente todas as repúblicas. Além disso, havia três religiões (muçulmana, cristã ortodoxa, católica romana) e falavam-se cinco idiomas (sérvio-croata, esloveno, albanês, húngaro, macedônio) .
Essa complexa colcha de retalhos manteve-se unida enquanto foi governada por dirigentes autoritários, como o marechal Tito, que governou desde o final da Segunda Guerra Mundial, quando o regime socialista foi implantado, até sua morte (1980). Em seu governo, Tito buscava harmonizar a convivência das diferentes etnias do país. Mas com sua morte, as transformações do Leste Europeu e o fim da URSS(União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), fortaleceram-se movimentos nacionalistas que promoveram a independência de várias repúblicas.
Em 1991, a Croácia e a Eslovênia, as duas repúblicas mais ricas e culturalmente mais ligadas ao Ocidente, declararam-se independentes, sendo logo seguidas pela Macedônia.Em 1992 a população da Bósnia-Herzegovina também decidiu pela separação. Contudo, a população dessa república refletia bem a diversidade étnica da Iugoslávia: 44% da população era formada por muçulmanos, 36% por sérvios e 20% por croatas. Iniciou-se um conflito étnico, que se transformou numa das guerras mais violentas da história da humanidade, no final do século XX: a guerra na Bósnia, que durou de 1992 até 1995.
A guerra na Bósnia terminou com um acordo de paz que dividiu o país em uma Federação Muçulmano-Croata e uma República Sérvia.
Em março de 1999, outro conflito eclodiu no antigo território da Iugoslávia quando a região de Kosovo, com população majoritariamente albanesa, foi bombardeada, causando a morte de mais de 1,2 mil civis. Cerca de 1 milhão de Kosovares abandonaram a região, formando uma legião de refugiados. Um governo provisório da ONU assumiu o controle da região e estruturou um acordo de paz, e os refugiados voltaram para Kosovo. Os sérvios que estavam ocupando a região, transferiram-se para outras localidades( Essa província também conseguiu sua separação).
No início de 2003, após um acordo entre sérvios e montenegrinos, a Iugoslávia deixou de existir.
Com a perda de quase metade de seu território após a independência de quatro de suas ex-repúblicas, o território que sobrou passou a ser administrado por representantes dessas duas etnias, tendo sido criado um novo país: a Sérvia-Montenegro. Em 2008, a província do Kosovo também se separou.

12 comentários:

André disse...

As diferenças cuturais,socias e políticas poderiam ter influenciad o na desintegração ou foi 1 dos motivos dela?

Unknown disse...

deixa eu ver se eu entendi...

vou resumir mais o menos.. aqui ta falando que a Iugoslavia era um país que era formado por republicas6 ..ne?
ai depois com a extinçao da URSS e a morte do marexal que segurava a paz e o firmamento entre os componentes,as republicas passaram a se considerar independentes e passaram a nao fazer mais "parte da Iugoslávia",após isso ,com a desintegraçao, houve uma guerra, que durou de 92 até 95,que no final se transformou em acordo de paz,após esse acordo de paz e devido a mais problemas,a Iugoslávia parou de existir...dando "" origem "" a mais 2 países

petra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
petra disse...

oi professora, lindo o seu blog super a sua cara!!
parabens pelo lindo trabalho!!!
:D
Petra(8°D

Unknown disse...

André,na minha opiniao essas diferenças ai foram só uns dos motivos da desintegraçao! mais o principal tbm,seila.

Sandra Barreto disse...

Oi sou aluna de primeiro ano e já vi esse assunto so que o estou revendo e devo dizer que sua descrição de como ocorreu a desitegração da Iugoslávia esta me ajudando muito !

Unknown disse...

È UM ASSUNTO MUITO INTERESSANTE, QUE NOS AJUDA A CONHECER MAIS SOBRE A IUGOSLÁVIA.
BEIJOS..........

Unknown disse...

gostei muito do seu blog prof.... me ajudo mt num trabalho, brigadão!! :D

Unknown disse...

MUITO bom ! me ajudou muito em um trabalho, parabéns ! :D

Kííh disse...

ótimo esse resumo,me ajudou muito agora posso apresentar meu seminário de eografia ,paarabéns!

Letícia Azevedo disse...

Texto otimo, esta mim ajudando, muito no meu trabalho da escola.

Jogos disse...

Ótimo resumo! Me ajudou muuuuito no meu resumo. valeu!!William.