quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Continuação- textos- 8º Ano

Texto 3

O campo e o desafio alimentar na China

Um dos maiores desafios da China é conseguir alimentar uma população de aproximadamente 1,3 bilhão de habitantes. Como abastecer esse imenso mercado consumidor, se apenas 13% das terras podem ser aproveitadas para o uso agrícola, já que a maior parte do território chinês é formado por grandes montanhas e extensos desertos?
A imensa produção agrícola da China deve-se, em grande parte, ao máximo aproveitamento do espaço agricultável do país. Os camponeses têm acesso garantido ao campo: as terras pertencem ao Estado e são cedidas aos agricultores, que ainda recebem apoio do governo para desenvolver as atividades. Outra condição que propica a enorme produção agrícola chinesa é o alto índice de produtividade das lavouras. Em alguns cultivos, como no caso do arroz, a produção chega a alcançar até três safras anuais.Isso tem se tornado possível devido ao uso constante de irrigação e ao emprego intenso de mão-de-obra, pois o governo não estimula a mecanização das lavouras a fim de promover a permanência da população na zona rural.

Texto 4 O Japão

As características físicas do Japão são bastantes especiais. O país é uma ilha de origem vulcânica, de clima temperado em sua maior parte, com cerca de 372.819km². Grande importador e exportador de produtos industrializados e de matérias-primas, pertence ao grupo dos sete países mais ricos do mundo.
Sua economia desenvolveu-se com maior intensidade após a Segunda Guerra Mundial, com a ajuda dos Estados Unidos, que entre 1946 e 1952, investiram no país aproximadamnete US$1,7 bilhão. A ajuda econômica estava vinculada às ações governamentais voltadas para o campo
social. Para receber a ajuda norte-americana, o governo japonês teria de controlar a natalidade e melhorar a qualidade do ensino. Até hoje isso se reflete na sociedade japonesa: as taxas de analfabetismo, por exemplo, é baixíssima.Essas medidas entre outras, permitiram o avanço tecnológico do país e a qualificação profissional dos trabalhadores japoneses.
As indústrias japonesas investem atualmente na Europa e nos Estados Unidos, e em determinados setores, também no Sudeste asiático e na América Latina.
Apesar do Japão ocupar uma posição de destaque no cenário mundial, apresenta também vários problemas, entre eles, a megalópole Tóquio-Osaka, em um eixo de 500Km, concentra a metade da população do país. As jornadas de trabalho são longas e o período de férias, curto. Além desses problemas sociais, o Japão vem enfrentando a concorrência com os Tigres Asiáticos e a China.
e por falar em Tigres Asiáticos, quais são eles? São os países Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan(Formosa) e Hong Kong. Para marcar presença nessa área do planeta, e para se contrapor às áreas de influência soviética(China e Coréia do Norte), os Estados Unidos, e também o Japão, passaram a promover uma política de apóio, até mesmo financeiro a essas nações. Com isso, esses países tiveram um vertiginoso crescimento econômico.

Um comentário:

Unknown disse...

muito obrigaod prof. ajudou muito

JOAQUIM JUNQUEIRA
7º ano E