terça-feira, 14 de outubro de 2008

P1 da 3ª Etapa já estudaram?

Olá! galera antenada! Já estudaram? Ainda não? Esperando os comentários? Huuum, tem gente mal acostumada!!!
Bem, vamos lá nê? Primeiro para alunos(as) do 7º Ano e em seguida, alunos(as) do 8ºAno.
Esse capítulo 6 foi moleza não? Fala dos aspectos populacionais do Brasil.
TEXTO 1
Como vimos, atualmente, o Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, após a China, a Índia, os Estados Unidos e a Indonésia.Esse crescimento acelerou-se a partir do final do século XIX, quando a população brasileira "saltou" de cerca de 10 milhões de habitantes, em 1872, para aproximadadente 18 milhões no início do século XX. Em cerca de noventa anos ela multiplicou-se nove vezes. Hoje, ultrapassa os 180 milhões de pessoas. Como explicar esse crescimento tão vertiginoso? Vimos que principalmente dois fatores foram responsáveis pelo rápido crescimento demográfico brasileiro: alto índice de crescimento natural da população e a imigração. Mas, o que é crescimento natural? É a diferença entre a taxa de natalidade(proporção de pessoas que nascem) e a taxa de mortalidade(proporção de pessoas que morrem) em cada grupo de cem ou mil habitantes em um ano. E a imigração? As pessoas de outros países que vieram para cá. Alguns vieram forçados como os negros africanos para trabalharem nas lavouras de cana-de-açúcar e outros vieram atraídos por melhores condições de vida como: italianos, alemães, japoneses....
Como vimos, no início do século XX as taxas de natalidade e de mortalidade permaneceram estáveis: nasciam muitas pessoas, mas o número de mortes também era muito elevado...precárias condições sanitárias e muitas doenças contagiosas sem remédios, vacinas..
Contudo, a partir da década de 1940, ocorreram muitos avanços na medicina e o sistema de água e esgoto foram ampliados. Consequência: A tx de mortalidade caiu mas a de natalidade permaneceu alta. O que aconteceu ? O crescimento natural que era estável, subiu.
Mas isso mudou a partir da década de 70. Por que? Bem essa diminuição está ligada à queda que vem ocorrendo na tx de natalidade. Entre as principais causas da diminuição do número de nascimentos nesse período está a urbanização do país, isto é, o aumento do número de pessoas vivendo nas cidades. Mas afinal, como a urbanização está associada a uma menor tx de natalidade? Nas cidades, é grande o número de mulheres que trabalham e geram a renda familiar. Com isso, encontram barreiras quando desejam ter filhos, como a falta de creches, as restrinções que muitas empresas impõem àquelas que estão grávidas, entre outras. Os altos custos com alimentação, educação,saúde, transporte e vestuário nas áreas urbanas levam as pessoas a planejar o número de filhos que desejam ter. No meio urbano como vimos, existe uma maior difusão de informações e uma popularização do uso de métodos contraceptivos(pílulas anticoncepcionais, preservativos, diafragmas...) ampliando o acesso a essas formas de controle da natalidade. Atualmente o crescimento natural da população brasileira é de aproximadamente 12°/oo ao ano, menos da metade da taxa registrada na década de 1950. E o número médio de filhos por casal diminuiu.

Nenhum comentário: