quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Para a galera do 8º Ano - Dicas de estudo P1 3ª Etapa

Olá!!Vai aí textos para recordar!

Texto 1

A Ásia é o continente mais extenso do mundo, com uma área de aproximadamente 44,4 milhões de km². Essas terras são banhads por três oceanos: o Índico(ao sul), O Pacífico(a leste) e o Ártico(ao norte). Já o extremo oeste do continente é delimitado pelos Montes Urais, uma grande cadeia montanhosa que separa da Europa.
Além de ser o mais extenso, a Ásia também é o mais populoso:nele vivem cerca de 3,8 bilhões de habitantes. Apesar das miscigenações que ocorreram ao longo do tempo entre esses povos, a diversidade étnico-cultural no continente é imensa. Assim, se levarmos em consideração a grande variedade de povos, associada às diferenças fisiográficas, os países asiáticos podem ser agrupados em grandes conjuntos regionais: Ásia Central,Oriente Médio, Ásia Meridional, Sudeste Asiático, Ásia Oriental ou Extremo Oriente e Ásia Setentrional.
Texto 2
A Índia e a China
Começo com algumas perguntinhas: Você saberia dizer o que torna esses países importantes no cenário mundial? Quais são as características da Índia e da China que merecem atenção ao serem estudadas?
Apesar de pertencerem ao mundo subdesenvolvido, a Índia e a China são dois grandes e importantes países do continente asiático, destacando-se por exercerem uma forte influência econômica, política e militar. Os dois países são os mais populosos e com uma economia emergente e que chama atenção pelas suas particularidades: AÍndia é um verdadeiro mosaico étnico-linguístico pois em todo o país existem oficialmente 18 línguas regionais, além de vários dialetos. A religião é outro aspectos que diferencia a população da índia, que se encontra principalmente dividida entre hinduístas e muçulmanos. A rivalidade religiosa constitui uma das principais causas dos conflitos sociais que constantemente ocorrem no país, como podemos citar o caso da a noroeste da Índia, onde se situa a Cachemira envolvendo o Paquistão. A agricultura indiana também caracteriza-se pela coexistência de práticas agrícolas tradicionais, dedicada a produção de subsistência , com uma agricultura moderna, mecanizada visando ao mercado externo. Ao lado de grande número de empregos informais, a uma intensa atividade industrial com tecnologia de ponta e diversas grandes empresas internacionais. Ao lado da riqueza, convive a extrema pobreza de milhares de indianos. A maioria de sua população habita as áreas rurais dedicando-se á produção agrícola. O grande aumento populacional desse páis nas últimas décadas, tem levado o governo a adotar algumas políticas rígidas de controle da natalidade mas que não tem se mostrado eficiente. A China chama a atenção pelas particularidades de seu modelo de desenvolvimento. Este país, organizou-se a partir da década de 1950 como um país socialista, onde o desenvolviemnto das atividades econômicas estavam vinculadas ao controle e planejamento do Estado passando as empresas privadas a desempenhar um papel restrito no processo econômico. Com o passar do tempo, ocorreram alterações significativas nos rumos originais do sistema socialista implantando neste país economia de mercado.Podemos citar, as Zonas Econômicas Especiais, áreas em que os investimentos privados passaram a ser incentivados com menores impostos e admitiu-se a associação de empresas chinesas com empresas multinacionais.
O controle de natalidade nesse país, já é mais rígido do que na Índia pois na China não existe uma democracia plena, as famílias receiam contrariar a orientação do governo que estimula os casais a terem filhos únicos.

2 comentários:

Unknown disse...

só isso que vai cair,professora?

Maldita Alcalina disse...

TIA RÔ VOCÊ ESCREVE MUITO BEEM OBRIGADO POR TODOS OS SEUS TEXTOS, MARAVILHOSOS KKK TE AMAMOS / Mateus do carmo e gomes.