domingo, 31 de agosto de 2008

RESPONDENDO PERGUNTAS PG.160- 8º ANO

10) Existe uma relação entre a constituição e fortalecimento da URSS e o início da Guerra Fria, pois vejamos: até 1922, o único país a adotar o sistema socialista era a Rússia.A partir de 1922, várias repúblicas(14) gradativamente também passaram a adotá-lo e após a 2ª guerra mundial vários países da Europa ou seja, os países do Leste Europeu.
Veja que a ideologia socialista começa a tomar força principalmente após a 2ª guerra mundial e isso era uma barreira para a continuação da hegemonia capitalista no mundo. Com medo de perder ainda mais a influência capitalista no mundo, e com o socialismo avançando, surge o período tenso que ficou conhecido no mundo como guerra-fria, que nada mais era do que a disputa entre o capitalismoX socialismo pela hegemonia econômica e política mundial.
11) Sim, a guerra na Chechênia pode ser considerada um exemplo de luta por autonomia política. Essa república russa, declarou independência em 1991 após o enfraquecimento daURSS. As tropas russas invadiram a Chechênia e conseguiram tomar a capital com tropas militares e colocá-la sob a administração direta da presidência, criando assim uma área de instabilidade política no interior da Federação Russa.
12) CEI, é a sigla de Comunidade dos Estados Independentes. O objetivo de sua criação é fortalecer as relações comerciais, culturais ... dos países membros(Federação Russa e ex- repúblicas) frente ao avanço da UE(União Européia) na região do chamado Leste Europeu.
PERGUNTINHAS PARA OS "GATINHOS" E "GATINHAS" DO 8º ANO "E" e "D"(aquelas que ainda não foram feitas). Texto de referência páginas 153 à 158 livro e texto do blog.
1) Quais são os países que compõem a CEI?
2)Como é a relação entre a Federação Russa e a CEI?
3) Quais foram as medidas tomadas pelo ex-presidente da URSS a partir de 1985, que transformaram a URSS e vários países do Leste Europeu?Explique.
4)Após várias crises, a Federação Russa vem se estruturando industrialmente.Faça um parágrafo, sobre essa estruturação industrial quanto: localização,reservas naturais,e relações comerciais.
5)O que é CEE?Quais os países membros e seus objetivos?
6)Explique a frase: "Podemos perceber, que a antiga polarização característica da Guerra Fria, que dividia a Europa em dois pólos antagônicos, caminha atualmente em outro sentido".
Releiam os textos para a atividade avaliativa na 2ª feira.
Abraços!! Profª Rosângela

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

SURGIMENTO E QUEDA DA URSS

Oiiê! 8º Ano, mais tá difícil!!hen!!Que bagunça nesse mapa político não?
Mas vamos lá tentar entender.
A URSS surgiu em1922 quando a Rússia, primeiro país do mundo a implantar um regime socialista, uniu-se a mais seis repúblicas e formou a União das Republicas Socialistas Soviéticas(URSS).
Com a formação da URSS, foi herdado por esta nova potência não apenas um grande território mas, principalmente, uma população com grandes diferenças étnico-culturais(mais de 120 nacionalidades).
O domínio da URSS foi se ampliando e,em 1940, 15 repúblicas formavam a União Soviética, que constituiu-se num dos países mais importantes no século XX, juntamente com os EstadosUnidos.
Tamanha diversidade étnicae inexistência de fronteiras que realmente separassem esses grupos revelaram-se fatores de insatisfação e conflitos que se intensificaram no Leste Europeu, na década de 1980. Cabe lembrar que o socialismo já dava sinais de "falência".
Foi no governo de Mikhail Gorbatchov, em 1986, que a URSS passou por um período de grandes transformações denominadas de glasnost e perestroika."Cruzes"!! que palavras são essas? O que elas representaram para a URSS?
A glasnost significou uma política de abertura e transparência
em relação aos problemas políticos internos, como a corrupção, a burocracia e a má administração do Estado. Lembrando aqui que a economia era baseada em planos feitos pelo governo e que não havia propriedade privada e nem o lucro.
A perestroika foi um plano de reorganização política lançado por Gorbatchov, a fim de reestruturar e equilibrar o sistema político e econômico da União Soviética(entrada da economia de mercado).
Gorbatchov não teve apoio de todos. Forças opostas reagiram, enfraqueceram seu governo e conduziram um golpe. Ele deixou o país e foi substituído por Boris Iéstsin, seu vice.
O período de crise e insatisfação popular já trazia idéias separatistas que se concretizaram no governo de Boris Iéstsin. Surgiram novos países que se declararam independentes daURSS.
Por mais de 40 anos(de 1945 a 1989)o mapa político da Europa não sofreu praticamente nenhuma modificação. No final dos anos 80 as fronteiras foram sendo redefinidas,pois os países conseguiram sua independência e uma nova configuração política marcou o continente europeu. É importante destacar que essa configuração pode sofrer alterações a qualquer momento(vejam o caso recente da Ossétia do Sul na Geórgia) pois muitos países ainda hoje questionam sua fronteiras.
CEI - COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
As 15 ex-repúblicas da União Soviética tornaram-se países independentes e consolidaram a desagregação da URSS.
Percebendo que precisavam se unir para conseguir desenvolvimento econômico e fortaceler as relações comerciais entre as ex-repúblicas, basearam-se na experiência da União Européia e formaram a CEI com a liderança da Rússia em 1991.
Das 15 antigas repúblicas soviéticas somente 12 formaram a Comunidade dos Estados Independentes. As três restantes, Lituânia, Letônia e Estônia, entraram na UE(União Européia).
A CEI é uma organização econômicae política que procura manter a independência de cada país.A integração prevista abrange aspectos como as relações comerciais, culturais, transportes, chegando inclusive a prever a adoção do Rublo (moeda da Rússia) como a moeda única da comunidade.
Em 2000 foi estabelecida a Comunidade Econômica da Eurásia(CEE). São objetivos da CEE estabelecer um mercado comum de transportes e serviços, assegurar a livre circulação de pessoas e bens, harmonizar os sistemas de educação e garantir a instabilidade econômica.
Meus queridos alunos, deu para melhorar a compreensão?
Deixe recadinhos no blog, façam perguntas das dúvidas ok?
Abraços!! Pofª Rosângela

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Respondendo perguntas do livro - pg 103 7º ANO

Questão7

Reforma agrária é a distribuição de grandes extensões de terras(improdutivas) entre aqueles que realmente pretendem produzir alguma coisa. Os motivos para sua implementação: diminuir a concentração fundiária em nosso país, assegurar o pequeno trabalhador rural no campo, produzir alimentos para o mercado interno...
Questão 8
As formas que podem ser usadas para o governo para conseguir terras para a implementação da reforma agrária, seria a desapropriação das fazendas improdutivas, perante indenização ou utilizar as terras devolutas (terras da União).
Questão 9
Os motivos existentes para a expulsão dos trabalhadores do campo, ainda são devido a mecanização do campo (fazendas utilizando maquinários modernos e trocando a mão-de-obra humana por máquinas), a falta de incentivos para o pequeno agricultor se manter no campo, como: empréstimos com juros baixos, escolas, postos de saúde, adubos...o fascínio que as cidades exercem nas pessoas entre outros.
Questão 10
Os beneficiados de uma reforma agrária, em primeiro lugar seriam todos os trabalhadores sem terra, mais os agricultores que migraram para a cidade em período relativamente recente e todos os brasileiros de modo geral, pois a produção de alimentos aumentaria no mercado interno, o desemprego diminuiria e os problemas urbanos também seriam amenizados.
Questão 11
A polêmica que surge quando se trata de definir uma terra como produtiva ou improdutiva está ligada a sua utilização. A legislação atual possibilita a desapropriação das propriedades com dimensão superior a 15 módulos fiscais que não sejam exploradas de forma conviniente, mas as informações se as terras estão produtivas ou não, são dadas pelos próprios fazendeiros e esses muitas vezes podem informar que elas estão sendo utilizadas para a criação de gado por exemplo, quando na verdade o número de animais em criação é mínimo.
Questão 12
O objetivo do MST(movimento dos trabalhadores rurais sem terra) em adotar a estratégia de invasão de terras que o movimento considera improdutiva, é para chamar à atenção do governo federal e da opinião pública , para a necessidade de fazer uma desapropriação e garantir a continuidade da reforma agrária.





segunda-feira, 18 de agosto de 2008

DESINTEGRAÇÃO DA IUGOSLÁVIA - 8º ANO

Olá de novo!
Desintegrar? Mas que palavra esquisita é essa? É isso mesmo galera, entende-se por separar, dividir....
A desintegração da Iugoslávia, é realmente complexa mas vamos tentar entender um pouquinho?
Até 1991, a Iugoslávia era um país federativo formado por seis repúblicas (Sérvia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Montenegro) e duas regiões autônomas(Kosovo e Vojvodina, pertencentes à Sérvia). Que "rolo" hem? É, complicado. E sua população então? Era composta de várias nacionalidades(sérvios, croatas, eslovenos, macedônios, albaneses, húngaros), sendo que algumas encontravam-se espalhadas em praticamente todas as repúblicas. Além disso, havia três religiões (muçulmana, cristã ortodoxa, católica romana) e falavam-se cinco idiomas (sérvio-croata, esloveno, albanês, húngaro, macedônio) .
Essa complexa colcha de retalhos manteve-se unida enquanto foi governada por dirigentes autoritários, como o marechal Tito, que governou desde o final da Segunda Guerra Mundial, quando o regime socialista foi implantado, até sua morte (1980). Em seu governo, Tito buscava harmonizar a convivência das diferentes etnias do país. Mas com sua morte, as transformações do Leste Europeu e o fim da URSS(União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), fortaleceram-se movimentos nacionalistas que promoveram a independência de várias repúblicas.
Em 1991, a Croácia e a Eslovênia, as duas repúblicas mais ricas e culturalmente mais ligadas ao Ocidente, declararam-se independentes, sendo logo seguidas pela Macedônia.Em 1992 a população da Bósnia-Herzegovina também decidiu pela separação. Contudo, a população dessa república refletia bem a diversidade étnica da Iugoslávia: 44% da população era formada por muçulmanos, 36% por sérvios e 20% por croatas. Iniciou-se um conflito étnico, que se transformou numa das guerras mais violentas da história da humanidade, no final do século XX: a guerra na Bósnia, que durou de 1992 até 1995.
A guerra na Bósnia terminou com um acordo de paz que dividiu o país em uma Federação Muçulmano-Croata e uma República Sérvia.
Em março de 1999, outro conflito eclodiu no antigo território da Iugoslávia quando a região de Kosovo, com população majoritariamente albanesa, foi bombardeada, causando a morte de mais de 1,2 mil civis. Cerca de 1 milhão de Kosovares abandonaram a região, formando uma legião de refugiados. Um governo provisório da ONU assumiu o controle da região e estruturou um acordo de paz, e os refugiados voltaram para Kosovo. Os sérvios que estavam ocupando a região, transferiram-se para outras localidades( Essa província também conseguiu sua separação).
No início de 2003, após um acordo entre sérvios e montenegrinos, a Iugoslávia deixou de existir.
Com a perda de quase metade de seu território após a independência de quatro de suas ex-repúblicas, o território que sobrou passou a ser administrado por representantes dessas duas etnias, tendo sido criado um novo país: a Sérvia-Montenegro. Em 2008, a província do Kosovo também se separou.

domingo, 17 de agosto de 2008

ALUNOS DO 8º ANO

Oi Galera do 8º ANO! Td bem? Já estão estudando?Vai aqui algumas dicas/roteiro de estudo da P2 2ª ETAPA.
O conteúdo a ser estudado, como vocês já sabem é o que se refere ao cap. 6 págs 140 à 153.
Preparei um texto, que engloba todo o conteúdo estudado procurando ir direto aos pontos mais relevantes do capítulo. Faça bom aproveito!
Bem, a continente conhecido como Europa que visualizamos nos mapas políticos atuais, nem sempre tiveram essas delimitações ou fronteiras políticas. Por que? O processo de constituição dessas fronteiras políticas deu-se somente a partir do séculos XI e XII, quando diferentes reinos isolados iniciaram processos de unificação, resultando na formação de diversos países já no final do século XIV e começo do século XV, como Portugal, França,Espanha e Inglaterra.De lá para cá, várias mudanças ocorreram(ver mapa político atual no seu livro pg. 142).
Com uma área pouco superior a 10.500.000Km², a Europa apresenta uma área continental maior apenas que a da Oceania, representando 7% das terras emersas do planeta. Encontra-se totalmente no Hemisfério Norte, sendo cortado no extremo norte pelo Círculo Polar Ártico, apresentando uma parte do seu território na zona polar. Mas maior parte de suas terras estão na zona temperada do norte, onde predomina o clima temperado e há grande variedade de formações vegetais como:Florestas Temperadas, Tundras, Floresta Boreal ou Taiga(formada por coníferas) entre outras.
O Meridiano de Greenwich, que é o meridiano principal, a 0º, passa na cidade de Londres e separa as terras européias em dois hemisférios: Ocidental(Oeste) e Oriental(Leste).
A Europa apresenta uma fronteira terrestre separando-se do continente asiástico.Estendendo-se de norte a sul, está uma extensa cordilheira, os Montes Urais. Ao sul dos Montes Urais, o Mar Cáspio também marca a fronteira entre os dois continentes, seguido pelas montanhas do Cáscaso e pelo Mar Negro. Seu relevo é constituído por planaltos, montanhas, planícies e depressões.Pelas planícies européias correm rios que são perfeitamente navegáveis, como o rio Volga(Rússia), o rio Danúbio, que banha terras da Alemanha, Áustria,, Hungria, Croácia entre outros; o rio Reno, que nasce nos Alpes e separa a França da Alemanha; o Sena, que banha Paris e tem sua foz no Canal da Mancha; o rio Tâmisa, que corta a cidade de Londres;e o Tejo, que atravessa a Península Ibérica e passa por Lisboa. Na porção sul e sudeste do continente localiza-se as áreas com maiores altitudes, formadas por cadeias montanhosas como os Alpes.
Embora seu território seja pequeno se comparado ao demais continentes, a importância histórica da Europa é muito grande. Além de ter sido o berço de antigas civilizações, como a romana e a grega, foram os povos europeus que colonizaram boa parte do planeta, difundindo e até mesmo impondo sua cultura pelo mundo.
A partir das grandes mudanças políticas e econômicas que ocorreram no continente europeu após a Segunda Guerra Mundial e a bipolarização do mundo em dois blocos distintos - países capitalistas alinhados com os Estados Unidos e páíses socialistas, com a ex-URSS(União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)-, o continente europeu ficou dividido. Assim, os países capitalistas passaram a ser classificados como países da Europa Ocidental ou do Oeste e os países socialistas, como países da Europa Oriental ou do Leste.
Provavelmente você já ouviu a expressão "a união faz a força". Num mundo cada vez mais globalizado, essa união é importante para que os países busquem o desenvolvimento. A organização em associações ou blocos visa fortalecer a economia dos países-membros por meio de estratégias comuns.
Criar uma Europa unida e forte perante o mercado internacional, com uma grande força econômica e política, tem sido o objetivo de vários países europeus há muito tempo.
Em 1948, com uma aliança estabelecida entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo(BENELUX) criou-se uma união aduaneira, com o objetivo de baratear as tarifas de alfândega e com isso incentivar as importações e exportação entre os três países membros.
Em 1951 foi fundada a Comunidade Européia do Carvão e do Aço(Ceca), estabelecendo a livre circulação de carvão, ferro e aço entre os países membros.Tal medida pretendia estimular o crescimento industrial.Fizeram parte dessa comunidade Alemanha Ocidental(na época a parte oriental da Alemanha estava sob o regime socialista), França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Satisfeitos com o resultado dessa integração econômica, os seis países resolveram ampliar as medidas e criaram, em 1957, a Comunidade Econômica Européia(CEE) ou Mercado Comum Europeu(MCE) e ,mais tarde UE (União Européia).Os objetivos desse mercado eram eliminar as taxas alfandegárias e assegurar a livre circulação de bens e pessoas e criar uma moeda única(euro) entre os países europeus. Com o passar do tempo, além dos seis fundadores, vários outros países aderiram aos seus objetivos totalizando atualmente, 27 países.
Mas, para ser admitidos como membros, os países devem: Possuir economias estáveis e garantir a democracia, respeitar os direitos humanos e proteger as minorias, devem ter uma economia de mercadoe capacidade para enfrentar a concorrência no interior da UE.
  • Dos 27 países que fazem parte desse mercado atualmente, apenas o Reino Unido, Dinamarca e Suécia continuaram com suas moedas próprias.
  • Um maior número de países participantes poderá fortalecer ainda mais o bloco europeu.Entretanto, existem alguns problemas que precisam ser superados: o desemprego, a recusa da população à unificação, as desigualdades regionais, a pobreza...

Dicas de estudo P2 2ª Etapa

Galera do 7º Ano!! Mais uma "provinha" chegando(dia 22/08). Vocês já estão "afiados" com o conteúdo? Vai aqui algumas dicas/conteúdo cap. 5.
Interpretação de texto: como toda prova de Geo, essa também tem um(texto), fiquem atentos na interpretação.
Falamos muito em sala, sobre a estrutura fundiária brasileira ou seja, como as terras rurais em nosso país estão organizadas e aproveitadas . Vimos através de gráficos e mapas que é uma estrutura fundiária concentrada nas mãos de poucas pessoas e que a base legal dessa concentração vem desce o período colonial estabelecida em diferentes legislações. Como exemplo, temos a de sesmarias, que possibilitava as terras aos homens de posses de Portugal.Outra legislação específica foi a Lei de Terras de 1850, que estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra.
O Estatuto da Terra, de 1964 veio destacar a possibilidade de desapropriação das terras improdutivas e a promoção do homem rural. Embora tenha propiciado as condições para distribuição de terras para aproximadamente 250 mil famílias, o Estatuto da Terra não conseguiu alterar a concentração da estrutura fundiária.Em 1988, com a constituição foi inserido alguns aspectos nas leis agrárias com a implantação de políticas públicas, como exemplo o PRONAF(programa de incentivoà agricultura familiar) e garantindo que a terra tem que ter uma função social(produzir alimentos, matéria-prima...)
Diante do difícil acesso à terra no Brasil, ainda nos dias atuais, e considerando que existem propiedades rurais improdutivas e subutilizadas e ainda terras públicas disponíveis, trabalhadores rurais sem-terra há tempo vêm se mobilizando e pressionando o governo para que ele faça a reforma agrária. Você sabe o que é reforma agrária? Ainda não? Bem, é a redistribuição da propriedade da terra em benefício dos trabalhadores rurais sem-terra ou com terra insuficiente.Compreende, também, o compromisso do Estado em fornecer a esses trabalhadores, crédito(empréstimo em dinheiro), orientação técnica e de comercialização, educação agrícola entre outros, para que esses trabalhadores possam se manter no campo.
A distribuição visa principalmente a desapopriação de propriedades improdutivas e subutilizadas, que não cumprem sua função social.
É preciso ficar atentos também em alguns conceitos ou palavras estudadas no capítulo como: módulo fiscal,MST,fronteira agrícola,terras devolutas,agricultura familiar,assentamento, acampamento,terras improdutivas, minifúndio, latifúndio.
Bem galera, o básico é isso. Qualquer dúvida, traga para a sala de aula ok?
Abraços!! Tenham uma boa prova!

domingo, 10 de agosto de 2008

Volta às aulas e o dia do estudante

Olá a todos!! Bem, depois das merecidas férias, dormindo até mais tarde, comendo sem preocuparmos com as horas, passeando... retornamos a nossa rotina não é mesmo? Bem, gostaria de aproveitar o dia do estudante 11 de agosto, para dar os parabéns a todos que se dedicam aos estudos esse dia é somente seu!
Andei procurando uma mensagem (poema) especial para vocês nesse dia, mas acabei optando por um texto mais reflexiv0.
Vocês estudantes, além de estar constantemente exercitando seus neurônios para expandir seus conhecimentos, estão igualmente sujeitos a uma série de responsabilidades.
Vocês são, a base intelectual e admirável na qual irá depender as futuras gerações. É certo, então que está na mão de vocês, estudantes, o destino de uma sociedade, de um país e do mundo.
E, "filosofando" um pouquinho, será que agimos realmente como cidadãos? Será que estamos atuando corretamente para produzirmos e mostrarmos do que somos capazes? Será que procuramos analisar antes de criticar e criticamos com bons argumentos? Será que temos a cara e a coragem para fazer, reivindicar, protestar e criticar sem nos ocultar? Será que estamos contribuindo para uma sociedade que se preocupa com as questões ambientais, com a discriminação e com as causas sociais?
Bem, queridos alunos, um conselho lhes dou estudem, leiam muiitooooo e, já ia me esquecendo, trate bem aquele seu colega "NERD" pois ele(a) pode ser o seu futuro patrão.
Beijos!!!
Tia Rô