segunda-feira, 1 de junho de 2009

Comentário dos exercícios de estudo-Metrópoles,cidades e redeurbanano Brasil

1) O problema social abordado no trecho da música, está relaconado principalmente com as favelas.Esse tipo de moradia, é encontrado principalmente nos grandes centros urbanos, onde não tendo lugar próprio para morar( por falta de dinheiro) a população de baixa renda se amontoam nos morros formando as favelas.Já os problemas ambientais, a música lembra da poluição do ar, provocada principalmente pela fumaça das fábricas e do monóxido de carbono dos carros.
2)Revolução urbana,foi a grande mudança ocorrida no Brasil principalmente após a década de 70 em suas paisagens. As cidades, passaram a comandar a economia do país e a determinar como vivem e o que fazem quase todos, inclusive os que vivem no campo. Atualmente, mais de 85% da população brasileira está concentrada nas cidades.
3) Houve uma concentração grande de pessoas no meio urbano. A atividade industrial também cresceu.Montadoras de veículos foram instaladas em grande quantidade nesses centros urbanos , aumentando a frota brasileira de veículos, que cresceu aproximadamente 60 vezes, e cerca de 80% dessa fronta circula nas cidades.Isso contribuiu para despejar na atmosfera uma quantidade excessiva de gases tóxicos, principalmente monóxido de carbono.
4) Regiões metropolitanas, são grandes aglomerados urbanos formados por um município-sede e diversos outros com ele conectados, de maneira conurbada ou não, porém complementares, como se fossem "bairros" de uma mesma cidade.Goiânia é uma região metropolitana, pois está conurbada com Aparecida de Goiânia e ainda tem mais 10 municípios muito próximos a Goiânia.
5)Temos uma variedade de serviços(hospitais,comércios, bancos,faculdades...) que podemos encontrar hoje em todos grandes centros urbanos. Os avanços tecnológicos, sobretudo no campo da informação e da comunicação, permitiram que, além dos produtos e dos serviços especializados normalmente oferecidos por cada uma das metrópoles regionais, estas cidades oferecessem, mesmo que em escala menor, alguns itens antes concentrados apenas no eixo Rio-São Paulo.
6) Afirmar que a rede urbana brasileira ainda continua hierarquizada, quer disser que apesar das cidades de modo geral oferecerem uma variedade de serviços, a cidade de São Paulo, ainda se destaca em relação aos seus serviços oferecidos.A grande concentraão de empresas ligadas ao ramo de informática e das comunicações, e dos grandes investimentos para a pesquisa em ciência e tecnologia, nas duas últimas décadas, tem levado a região Sudeste do Brasil a desenvolver-se mais do que as demais. E a cidade de São Paulo, em particular, disparou na frente das demais metrópoles.
7)Embora a atmosfera nos envolva a todos e o ar que a compõe, com material particulado e monóxido de carbono, circule por todos os lugares de todas as cidades, os efeitos da poluição atmosférica tendem a ser mais nocivos para a parcela da população menos saudável e com menor capacidade financeira para cuidar dos inúmeros problemas acarretados pelo ar contaminado, como doenças respiratórias(asma, bronquite e enfisema pulmonar).
8) As consequências do uso indiscriminado do transporte individual nas cidades, segundo o texto vão da caótica circulação(trânsito engarrafado), péssima qualidade do ar que respiramos, além do expressivo número de mortos e feridos todos os dias no trânsito.
9) Podemos afirmar, que a população brasileira e mundial, é uma população industrializada que consome cada vez mais produtos industrializados.
O aumento do consumo desses produtos leva a uma quantidade cada vez maior de lixo industrializado constituído de materiais que não são biodegradáveis como plásticos, isopor,alumínio, garrafas...que demoram mais de mil anos para se decomporem causando vários problemas ambientais.
Bons estudos!!
Profª Rosângela

Nenhum comentário: