sexta-feira, 27 de março de 2009

A Terra, o Sol, os tempos e suas fronteiras -cap.2 8ºAno-Algumas considerações



Já vimos em nossas aulas, que as fronteiras, sejam elas físico-ambientais ou socioculturais, delimitam os lugares geográficos.


Distinguir fronteiras ou limites e consequentemente identificar fenômenos e domínios territoriais vai nos permitir entender a dinâmica da geografia do nosso planeta e de qualquer uma de suas partes.


Há limites que podem ser mais facilmente identificados e explicados ( mapa das placas tectônicas e um mapa-mundi do relevo terrestre por exemplo) mas há fronteiras, territórios e limites cuja identificação e explicação não é tarefa tão simples nem tão precisa, pois já houve muitas interferências humanas que alteraram processos originais( as formações originais vegetais por exemplo) veja os mapas da pág.37 do seu livro deGeografia e compare.


Ao compararmos os mapas de vegetação com os mapas do relevo e dos climas do mundo, não fica difícil estabelecermos algumas relações claras entre esses elementos(clima,relevo e vegetação) pois ambos estão interligados.


Algumas associações são de forma direta:montanha ou cordilheiras associam-se ao clima frio e á vegetação de altitude;climas desérticos, à vegetação desértica; nos climas equatoriais ou tropicais, predominam as formações florestais ou as savanas; nas zonas de clima frio e polar, a predominância é de tundra.


Algumas outras associações não são tão diretas assim. As florestas temperadas não estão restritas as zonas de climas temperados.As formações herbáceas(de pequeno porte e rasteiras), espalham-se por todos os continentes, ocupando vastas porções de territórios com climas variados: semi-áridos, subtropicais, tropicais..


"Muitas das variações que podemos observar nas coberturas vegetais existentes não se aplicam apenas pela associação entre as grandes formas de relevo e os tipos climáticos gerais de extensas zonas do globo.Pequenas variações de altitude, distância ou presença de fontes de umidade e tipos de solo, por exemplo, são suficientes para determinarem modificações nas paisagens vegetais de qualquer lugar".(Marcos & Diamantino)


Geralmente associamos a presença e a ação dos seres humanos à destruição das coberturas vegetais ( é claro que na maioria das vezes estão relacionadas) mas, esquecemos de mencionarmos alguns grupos ou populaçoes tradicionais que há milhares de anos vivem em harmonia com o meio físico natural. São exemplos dessas populações: os Aborígenes australianos, os Pigmeus(Congo- África), grupos de caçadores como os San(África do Sul) os povos indígenas na Amazônia entre outros.


Apesar de restritos em algumas áreas do globo, esses povos tem se mantido a milhares de anos atendendo suas necessidades de subsistência, caçando, pescando e vivendo da coleta e de práticas agrícolas de pequena escala.


Como podemos relacionar as ações humanas à destruição de áreas antes ocupadas por florestas, também é possível associar a presença humana agindo de forma diversa daquela que produz destruição, pois se não fosse a xistência desses povos, com certeza uma maior parte das áreas florestais estariam destruídas.


Muitos são os fatores que podem ser responsabilizados pelas variações e tipos de clima existentes:


*O movimento de translação:Atravé desse movimento é que podemos definir as quatro estações do ano(primavera, verão, outono e inverno), nas quais as consequências dos diversos posicionamentos que a Terra vai ocupando em sua trajetória ao redor do Sol podem ser percebidas, por exemplo, pelas diferenças nas temperaturas médias e na duração dos dias e das noites. Cabe lembrar, que as quatro estações não são percebidas da mesma forma em todos os lugares ou hemisférios da Terra.



*Variações na altitude do terreno pois se estamos em uma áreas de altitude elevada, mesmo estando em regiões próximas a linha do Equador, as temperaturas serão frias.



* Massas de ar: Graças principalmente à órbita que realiza em torno do Sol e à forma inclinada como faz isso,a superfície terrestre apresenta diferenças de temperatura em suas regiões. Essas diferenças se transferem para as camadas de ar e para as massas de água que, se movimentam por todos os lugares da Terra. Ao se movimentarem, as massas de ar e água adquirem as características dos lugares por onde passam e influenciam esses lugares com as condições trazidas de outros.



Entendendo os Solstícios e os Equinócios



Os equinócios e solstícios são épocas ou datas qum que se iniciam asestações doano. Foram estabelecidas em função da incidência dos raios solares na Terra.



Eqinócio significa dias e noites iguais, ou seja, quando a duração do período claro ou iluminado pelo Sol(dia) é igual ao período escuro(noite). Issoo corre em 21 de março e em 23 de setembro, quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do Equador, iluminando de forma igual os dois hemisférios.O equinócio de 21 de março anuncia a primavera no hemisfério Norte e o outono no hemisfério Sul, e o de 23 de setembro, o início do outono no hemisfério Norte e da primavera no hemisfério Sul.



Quanto aos solstícios, há que se distinguir o de junho e o de dezembro.Aproximadamente, por volta de 21 de junho, os raios solares incidem verticalmnte sobre o Trópico de Câncer no hemisfério Norte - é o sostício de junho. É quando a porção norte de nosso planeta recebe mais luz solar que a porção sul. Consequentemente, é quando ocorre o dia mais longo do hemisfério Norte e o mais curto no hemisfério Sul:21 de junho anuncia o início do verão no hemisfério Norte e o inverno no hemisfério Sul.



Por volta de 21 de dezembro, os raios solares incidem verticalmnte sobreo Trópico de Capricórnio, situado no hemisfério Sul- é o solstício de dezembro. Nesse dia, a porção sul do nosso planeta recebe mais luz solar que a porção norte. Em consequência, esse é o dia mais longo do hemisfério Sul eo mais curto no hemisfério Norte: 21 de dezembro anuncia o início do verão no hemisfério Sul e doinverno no hemisfério Norte.



A repetição das estações do ano, é uma regularidade da natureza. Povos antigos já a percebiam e regulavam o seu ritmo de vida por ela:época de semear ou plantar, de se proteger do frio etc.



É importante também compreender que as características das estações do ano não se iniciam ou terminam exatamente nos dias assinalados.Eles, na verdade, assinalam períodos astronômicos, ou seja, o movimento da Terra ao redor do Sol(traslação).

CARVALHO,Marcos.et al.Geografias do Mundo.São Paulo:FTD,2005.

ADAS,Mellem.Noções básicas de Geografia.As estações do ano.São Paulo:Moderna,5ªedição.127-128.

Queridos alunos, não esquecer de estudar o movimento de rotação da Terra, coordenadas geográficas, fusos horários, principais paralelos da Terra e Zonas climáticas(ver texto posterior).

"Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo."

Galileu Galilei

Sucesso!! Tia Rô!!!









Um comentário:

Mandinha disse...

Vai cair correntes frias e quentes?

Bjusss...
Mandinha 8° E