terça-feira, 2 de junho de 2009

O MUNDO BIPOLAR E A GUERRA FRIA- 8ºANO

A ampliação das áreas de influência das superpotências no pós-guerra acabou por dividir o mundo entre nações que adotavam o capitalismo ou o socialismo, situação que perduraria até o final da década de 1980.Essa disputa entre duas ideologias diferentes é o que chamamos de Mundo Bipolar(dois polos de influência mundial).
Para entender a nova ordem geopolítica e econômica mundial bipolar que ficou estabelecida a partir do pós-guerra, é preciso entender as decisões que foram tomadas pelas nações que venceram a Segunda Guerra Mundial.
A Alemanha tinha sido derrotada e encontrava-se sob o domínio de três países capitalistas a oeste(França,Estados Unidos e Inglaterra) e sob o controle do governo socialista soviético a leste.
A cidade de Berlim(capital da Alemanha) também foi dividida e ficou sob a tutela dessas quatro potências. Em 1949, o lado capitalista foi transformado na República Federal da Alemanha, ou Alemanha Ocidental, e o lado socialista, na República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental
Mais tarde, foi construído um muro na cidade de Berlim, separando o lado ocidental(capitalista) do lado oriental(socialista). Claro, que com a separação, as pessoas do lado soviético não podiam ir visitar seus parentes no lado capitalista e nem o lado capitalista podia entrar no lado socialista. Isso é brincadeira??? Não, ocorreu durante essa disputa ideológica...uma cidade dividida por um muro. Alguém tentou fugir? Claro, muitos(do lado soviético) mas eram fuzilados ou eletrocutado.
As Rivalidades entre Estados Unidos e União Soviética no pós-guerra
Apesar dos Estados Unidos e da União Soviética terem assinado acordos e tratados em comum, o período que se seguiu ao final da Segunda Guerra foi marcado por rivalidades entre os dois países.
Após a 2ª Guerra Mundial, os Estados Unidos se despontava como uma grande potência econômica e militar capitalista, que até então quem ocupava era a Inglaterra e outros países europeus. Como esses países estavam arrassados pelas guerras(seus territórios tinham sido palco das lutas), a potência capitalista passou a ser a norte americana.
Os Estados Unidos, que viam o fortalecimento político e militar soviético como uma séria ameaça à sua hegemonia no mundo, passaram a buscar estratégias que pudessem impedir a expansão do movimento socialista na Europa no Leste e no Sudeste Asiático.
Planos de ajuda econômica foram oferecidos, para a recuperação dos países afetados pelo conflito. Podemos destacar o chamado Plano Marshall. O Japão também começou a receber créditos financeiros.
Em curto espaço de tempo, essas nações reconstruiram boa parte de suas infra-estruturas, recuperando praticamente todo o parque industrial.Os norte-americanos, na condição de grande credor, colocaram as nações européias em uma posição de subordinação aos seus interesses estratégicos, o que resultou, por exemplo, na garantia de uma vasta área em que predominavam governos capitalistas.
Por outro lado, reagindo às estratégias norte-americanas, a União Soviética efetivou sua influência sobre os países do Leste Europeu apoiando o estabelecimento de governos com orientação socialista na região, mesmo que para mantê-los tivesse de intervir fazendo uso de suas próprias forças militares.
Esse período pós guerra foi marcado por disputas acirradas de poder entre norte-americanos e soviéticos, que buscavam reunir sob suas áreas de influência, respectivamente capitalista e socialista, o maior número possível de nações. Foi o período da chamada GUERRA FRIA, uma época de grande tensão mundial devido à possibilidade de conflito armado entre as duas superpotências nucleares.
O confronto direto entre esses dois países era evitado ao máximo, pois isso resultaria numa catástrofe planetária(os dois países já tinham armas nucleares). Isso fez com que esses países, financiassem diversos conflitos armados regionais como forma de levar para sua área de influência(capitalista ou socialista) o maior número de países.
Exemplos de conflitos armados: Guerra do Coréia(1950-1953), do Vietnã(1954-1973) e do Afeganistão(1979-1988), nas quais movimentos internos socialista de um lado e capitalistas pró-ocidente de outro confrontaram-se com a ajuda soviética ou com o auxílio norte-americano.
Exercitando:(copiar no caderno)
1)Na consolidação do mundo bipolar, o que significou a separação da Alemanha em dois países distintos? Qual era o significado simbólico do Muro de Berlim nesse cenário geopolítico?
2) O que foi o Plano Marshall e qual a sua importância na consolidação dos Estados Unidos como superpotência mundial?
3) O que foi a Guerra Fria?
4) Explique, porque o mundo após a 2ª Guerra Mundial ficou conhecido como "Mundo Bipolar"?
5) Entrevista e resgate da memória
A possibilidade de eclosão de uma Terceira Guerra Mundial entre as superpotências na segunda metade do século XX aterrorizou o mundo. Para que você e sua turma entendam esse clima de tensão, entrevistem pessoas que tenham vivido nas ameaças de uma guerra nuclear durante o período da Guerra Fria. Pergutem sobre os temores existentes na época e como vêem os fatos geopolíticos atuais.
Exponham para a turma o que vocês descobriram e reflitam sobre como a Guerra Fria afetou a vida das pessoas em todo o mundo.
Abraços!!Tia Rô
Texto e perguntas adaptados do livro:Geografia Espaço e Vivência.BOLIGIAN,Levon.Atual Editora.

5 comentários:

burrito disse...

valeu pelas dicas tava presisando ajudou muito ass:$$$ abraços!

Bruno disse...

MUITO OBRIGADO MEMSO TENHO PROVA E PRESCISAVA DISSO VLWS MESMO!!!!!!!!


SÉRIO MUITO OBRIGADO VOCE NAO PODE TA ACREDITANDO NISSO + VOCE ME AJUDO MUITO.OBRIGADO MESMO!!!!!

fernandinhaborel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia disse...

eu gostei muito das dicas e do texto muito bom fasil de intender e de aprender eu comesei e adorei

nathy disse...

muito bom eu li e amei tomara que na proxima vez vc fale um pouco sobre a democracia a ditadura no brasil valeu!!...