terça-feira, 2 de junho de 2009
O MUNDO BIPOLAR E A GUERRA FRIA- 8ºANO
A HIERARQUIA URBANA BRASILEIRA ESTÁ ESTRUTURADA EM:
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Comentário dos exercícios de estudo-Metrópoles,cidades e redeurbanano Brasil
sexta-feira, 27 de março de 2009
A Terra, o Sol, os tempos e suas fronteiras -cap.2 8ºAno-Algumas considerações
Muitos são os fatores que podem ser responsabilizados pelas variações e tipos de clima existentes:
*O movimento de translação:Atravé desse movimento é que podemos definir as quatro estações do ano(primavera, verão, outono e inverno), nas quais as consequências dos diversos posicionamentos que a Terra vai ocupando em sua trajetória ao redor do Sol podem ser percebidas, por exemplo, pelas diferenças nas temperaturas médias e na duração dos dias e das noites. Cabe lembrar, que as quatro estações não são percebidas da mesma forma em todos os lugares ou hemisférios da Terra.
*Variações na altitude do terreno pois se estamos em uma áreas de altitude elevada, mesmo estando em regiões próximas a linha do Equador, as temperaturas serão frias.
* Massas de ar: Graças principalmente à órbita que realiza em torno do Sol e à forma inclinada como faz isso,a superfície terrestre apresenta diferenças de temperatura em suas regiões. Essas diferenças se transferem para as camadas de ar e para as massas de água que, se movimentam por todos os lugares da Terra. Ao se movimentarem, as massas de ar e água adquirem as características dos lugares por onde passam e influenciam esses lugares com as condições trazidas de outros.
Entendendo os Solstícios e os Equinócios
Os equinócios e solstícios são épocas ou datas qum que se iniciam asestações doano. Foram estabelecidas em função da incidência dos raios solares na Terra.
Eqinócio significa dias e noites iguais, ou seja, quando a duração do período claro ou iluminado pelo Sol(dia) é igual ao período escuro(noite). Issoo corre em 21 de março e em 23 de setembro, quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do Equador, iluminando de forma igual os dois hemisférios.O equinócio de 21 de março anuncia a primavera no hemisfério Norte e o outono no hemisfério Sul, e o de 23 de setembro, o início do outono no hemisfério Norte e da primavera no hemisfério Sul.
Quanto aos solstícios, há que se distinguir o de junho e o de dezembro.Aproximadamente, por volta de 21 de junho, os raios solares incidem verticalmnte sobre o Trópico de Câncer no hemisfério Norte - é o sostício de junho. É quando a porção norte de nosso planeta recebe mais luz solar que a porção sul. Consequentemente, é quando ocorre o dia mais longo do hemisfério Norte e o mais curto no hemisfério Sul:21 de junho anuncia o início do verão no hemisfério Norte e o inverno no hemisfério Sul.
Por volta de 21 de dezembro, os raios solares incidem verticalmnte sobreo Trópico de Capricórnio, situado no hemisfério Sul- é o solstício de dezembro. Nesse dia, a porção sul do nosso planeta recebe mais luz solar que a porção norte. Em consequência, esse é o dia mais longo do hemisfério Sul eo mais curto no hemisfério Norte: 21 de dezembro anuncia o início do verão no hemisfério Sul e doinverno no hemisfério Norte.
A repetição das estações do ano, é uma regularidade da natureza. Povos antigos já a percebiam e regulavam o seu ritmo de vida por ela:época de semear ou plantar, de se proteger do frio etc.
É importante também compreender que as características das estações do ano não se iniciam ou terminam exatamente nos dias assinalados.Eles, na verdade, assinalam períodos astronômicos, ou seja, o movimento da Terra ao redor do Sol(traslação).
CARVALHO,Marcos.et al.Geografias do Mundo.São Paulo:FTD,2005.
ADAS,Mellem.Noções básicas de Geografia.As estações do ano.São Paulo:Moderna,5ªedição.127-128.Queridos alunos, não esquecer de estudar o movimento de rotação da Terra, coordenadas geográficas, fusos horários, principais paralelos da Terra e Zonas climáticas(ver texto posterior).
"Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo."
Galileu Galilei
Sucesso!! Tia Rô!!!
quarta-feira, 25 de março de 2009
terça-feira, 24 de março de 2009
PAISAGENS DO BRASIL:Espaço rural e urbano- 7ºAno
domingo, 22 de março de 2009
Os principais tipos de clima do mundo- Texto para fazer leitura / quadro comparativo - 8ºAno
Por causa da abundante radiação solar e das chuvas nessa região, essas florestas são exuberantes, com plantas muito próximas umas das outras e de vários portes(arbóreas, herbáceas, cipós, etc.)Existe aí uma fauna riquíssima, tanto de mamíferos(anta, macaco, tigre, na África e na Ásia) como de insetos, répteis, peixes e outros animais.
DESERTOS: Os desertos constituem uma paisagem com características próprias: clima árido, solos arenosos ou pedregosos, vegetação rara, com plantas xerófitas e uma fauna específica(camelos, lagartos, cobras,ratos, etc.). No Brasil, não existem desertos típicos, embora no Sertão nordestino, na área de clima semi-árido, exista uma formação vegetal chamada caatinga, uma transição entre savanas e os desertos.
VESENTINI,J.William.Atmosfera: Massas de ar e climas.Geografia Crítica: O espaço natural e a ação humana.São paulo:Ática,2004.p.137-139.