quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Galera do 7º Ano -Continuando assunto da P1 3ª Etapa

Vimos que o Brasil, é um dos países mais populosos do globo, mas será que nosso país é um país muito povoado? Mas afinal qual é a diferença?
Falamos que um país é povoado, quando as densidades demográficas(hab/km²) são altas, e afirmamos que é populoso quando a soma da população total desse país é elevada.
No Brasil, as áreas mais densamente povoadas se encontram no litoral, pois foi nessa área que o povoamento ocorreu primeiramente e claro são os lugares onde temos uma concentração maior de indústrias e serviços(se lembram dos nossos estudos?). Em outras áreas, o povoamento não é tão intenso e penso que isso é muito positivo não? Imagina quanta vegetação deveria ser destruída para construção de moradias, comércios, ruas...entre outros. As populações tradicionais da região amazônica, que incluem, entre outros, seringueiros, castanheiros, babaçueiros, ribeirinhos... que vivem da coleta, como sobreviveriam? Sem falarmos, que esses povos, são ricos em cultura,tradições que devemos respeitar e preservar.
Vimos em nossas aulas, que principalmente a partir da década de 70, a população urbana começou a aumentar e com isso aumentou a esperança de vida da população(número em média, que cada brasileiro pode esperar viver);diminuiu a taxa de fecundidade, ou seja, o número médio de filhos por mulher; e diminuiram também as taxas de mortalidade e de natalidade, que como já vimos no texto anterior, medem respectivamente, o número anual de mortes e nascimento em relação a um conjunto de 1.000 pesssoas.
Mas como esses dados estão relacionados? Vivendo nas cidades, as pessoas vão ter um acesso maior a hospitais, remédios, vacinas...consequentemente nas cidades também tem como planejar a quantidade de filhos(uso de métodos contraceptivos).

7 comentários:

Mandinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mandinha disse...

Prof, obrigada pelas dicas!Eu queria saber se pode usar dicionário?

Bjos...
Mandinha 7°C

www.rosezoretti.blogspot.com disse...

onde esta o conteudo ds alunos do 8º ano?

Unknown disse...

Professoora, obriigada pelas dicaas ;D

Bjs, Isadora M.
7º D

Unknown disse...

prof peguei as dias muito obrigado espero me sair bem bjus
antonio capelli 7°A
PS: PIRI VAI SER OTIMO!!!!!!

Unknown disse...

Professora,briigada pelas dicaas
espeero me saaiir beem

beeijos,Yasmin 7ºE

Queen Bitchy disse...

Professora, cadê o resto do power point que vc disse que iria pôr ?
Como que se calcula o nº das taxas ??
Beiijos;**
Giovanna 7º ano "E"