quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Comentando questões do estudo de texto - 7º Ano

Questão 14) Analise o gráfico da evolução de imigrantes entrados no Brasil(1905 a 1991).Registre suas conclusões.
Resposta: Podemos perceber através do gráfico, a evolução do número de imigrantes, de todas as nacionalidades, que entraram no Brasil ao longo do século XX. Considerando o período do gráfico, há três nítidos momentos com maior movimento de entrada de pessoas no país; os anos imediatamente posteriores às duas guerras mundiais(1ª guerra: 1914 à 1918 2ª guerra: 1939 à 1945) e os primeiros anos do século XX, quando políticas de incentivo à imigração, aliados aos problemas políticos e econômicos vividos por vários países europeus, contribuíram para promover um dos maiores surtos imigratórios de nossa história mais recente. Após a década de 1950,último momento em que a entrada de pessoas no país merece algum destaque, numericamente falando,o movimento imigratório deixou de ser significativo. Cabe comentar, que após a década de 1980, com as crises econômicas internas em nosso páis, a saída de brasileiros para outros países foi maior do que a contribuição numérica do conjunto de estrangeiros que se mudaram para o Brasil nas últimas décadas.
Questão 15) Os conceitos estão explícitos no glossário do capítulo 8.
Questão 16) Leia o texto: "Médias nacionais escondem grandes diferenças regionais" e registre suas conclusões.
Resposta: O deslocamento de pessoas ou os fluxos migratórios dentro do próprio país, é maior que o movimento externo de pessoas. Para se ter uma idéia, a quantidade de brasileiros residindo fora de seus locais de nascimento saltou de pouco mais de 3 milhões, em 1940, para aproximadamente 55 milhões no final do século pasado. Em 2002, mais de 40% dos brasileiros não tinham nascido nos municípios onde residiam.
Algumas áreas são áreas de grande recepção como estados da Região Centro-Oeste e estado do Tocantins, enquanto os estados nordestinos, com algumas exceções, continuam mantendo a condição de principais centros de saída de brasileiros. A atração exercida pelos estados do Centro-Oeste e por Tocantins pode ser creditada ao fato de abrigarem a principal zona de expansão da fronteira agrícola.
Questão 17) No Brasil, existem grandes desigualdades sociais entre as pessoas. Algumas pessoas,ou seja, pouco mais de 10% da população, concentra em suas mãos, quase 50% da renda produzida no país. No entanto, as desigualdades existentes em nosso país, não resultam exclusivamente das condiões econômicas. Retire do texto, eexplique, mais dois fatores que exercem grande influência quando estudamos as desigualdades entre a população no Brasil.
Resposta: As desigualdades sociais existentes entre as pessoas não resultam exclusivamente das condições econômicas. Há pelo menos mais dois outros fatores que merecem ser comentados. Ainda é muito forte o tratamento discriminatório e desigual a que as pessoas são submetidas no Brasil por causa de suas condições de cor ou de sexo. As mulheres, recebem menores salários do que os homens, mesmo exercendo funções idénticas e com semelhante nível de escolaridade.
Da mesma maneira, entre brancos e não brancos as diferenças são grandes.Ao comparar os rendimentos dos discriminados, o IBGE apurou que os homens pretos e pardos ganham cerca de 30% menos do que mulheres brancas, o que parece ser uma forte indicação de que no Brasil a cor da pele é um motivo de discriminação maior ainda do que a condição de gênero.
"O senhor está próximo de todos os que o invocam."
SL 114
Abraços!! Profª Rosângela

4 comentários:

ensino religioso disse...

e as do 8º ano????

Anônimo disse...

Rodolfo Augusto

Prof. Rosangela obrigado pelas dicas para estuda sobre a prova!

Unknown disse...

muito obrigaod prof. ajudou muito

JOAQUIM JUNQUEIRA
7º ano E

Isabela disse...

brigada!!!
bjos

isabela
7°E