quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Israel X Palestina: um muro para cristalizar o ódio

O conflito entre Israel e palestinos(que já dura 60 anos) entrou em uma nova etapa: em junho de 2002, um muro começou a ser construído pelos israelenses. Para o governo de Israel, trata-se de uma "barreira de segurança" para proteger seu território da expansão demográfica árabe e dos atentados de extremistas. Para os palestinos, contudo, esse é um muro que os impede de circular livremente pela região, que desorganiza o comércio local e confirma a política expansionista dos vizinhos.

Jerusalém leste(árabe), por exemplo, está cortada de seu subúrbio palestino Abu Dis.

Um misto de cerca com muro, nas áreas mais populosas, alonga-se por 700 quilômetros. Em Jerusalém, por exemplo, o concreto atinge 10 metros de altura. Na maior parte da sua extensão, no entanto, o que se vê é uma dupla grande de tela patrulhada por jipes do exército israelense.

Para garantir que a barreira não seja ultrapassada, há uma associação de alta tecnologia com sabedoria tradicional. Diariamente, por exemplo, soldados observam os mínimos detalhes para identificar rastros no solo: é preciso saber se a barreira foi tocada por animais, crianças, curiosos ou terroristas. Ao mesmo tempo, câmeras de última geração instaladas em locais estratégicos enviam imagens para salas de controle ultramodernas.

O principal argumento dos militares israelenses é que a barreira coíbe os atentados suicidas árabes. Com efeito, o número de ataques caiu, mas pode ser também uma consequência da política de assassinato seletivo de militantes das organizações palestinas.
Numa decisão muito aplaudida pelas organizações humanitárias, a Corte Internacional de Justiça, instalada em Haia, condenou o muro em junho de 2004. Mas, da mesma forma que as resoluções da ONU desautorizam a política expansionista israelense, a decisão da corte de Haia, pelo menos por enquanto, permanece letra morta.

COMPARATO,Bruno Konder.Revista Discutindo Geografia, São Paulo, Editora Escala Educacional, ano 3, n.15.p.46.

Responda no caderno.

1) Qual a justificativa do governo israelense para a construção do muro?

2) Analise a iniciativa de Israel de construir o muro, separando israelenses e palestinos, e registr suas conclusões.

5 comentários:

Blog da Lelê disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog da Lelê disse...

Tia Rô, amamos esse post, ele nos ajudou muito na sua prova. Obrigada pelos anos de 2009 e 2010, você é uma super professora, beijos Bruna Helena e Letícia do 8º B

Vítor disse...

Adoro guerras :P

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Oi Tia Rô !!!

É o João Miguel,seu aluno do 6A.
Quero dizer que o seu blog é muito interessante e que eu consegui fazer o seu desafio,OK?

BJS João Miguel!!!