terça-feira, 25 de maio de 2010

Histórias e geografias que os lugares revelam EM QUESTÃO

O que é Big Bang? Qual a importância que o Big Bang tem para o entendimento de aspectos da geografia do Universo?

A palavra Big Bang , em inglês, significa grande explosão.Acredita-se, que o Universo tenha surgido a 15 bilhões de anos, através de uma grande explosão e que, seus efeitos ainda se fazem sentir.
Toda matéria existente no espaço,juntou-se em um único ponto e a concentração de energia e pressão resultou na explosão.Logo após a grande explosão,formaram-se imensos agrupamentos de poeira cósmica e gases que chamamos de galáxias.Nessas galáxias, as reações químicas entre os elementos permitiram a formação de estrelas, planetas, satélites e outros astros existentes nas galáxias.

Explique como se dá a formação e o nascimento de um planeta.

Acredita-se, que algumas estrelas, enquanto estavam se formando, foram envolvidas por camadas de poeira cósmica que se dispuseram em torno delas como uma sucessão de grandes aneis.Muito desses fragmentos se juntaram, originando pequenos corpos que passaram a girar em torno desses embriões de estrelas. Tais corpos, em órbita constante, passaram a se chocar uns com os outros. Nesse choque, alguns se fundiram, cresceram e absorveram os menores.Esses corpos, permaneceram orbitando em torno das estrelas nascentes para as quais foram atraídos.

Quais são os principais componentes do Sistema Solar?

O Sistema Solar, situa-se numa galáxia denominada Via Láctea. Além do Sol e da Terra, é constituído por mais oito planetas, dezenas de satélites(astros que giram em torno dos planetas) e inúmeros outros astros. Estes têm tamanhos, composições, formas e trajetórias variadas são: os asteróides, também conhecidos como planetas menores, e os cometas,cujas caudas luminosas podem alcançar milhões de quilômetros de extensão.

Descreva e explique a estrutura interna da Terra. Qual a importância dessa estrutura para as paisagens existentes na superfície da Terra?

Nas camadas internas da Terra, as fontes de calor e energia ainda não se esgotaram.Provavelmente são responsáveis por intensos movimentos, que repercutem de várias maneiras na superfície do planeta.
Graças, a esse movimento interior, tudo que existe na superfície da Terra também se movimenta.
Na estrutura interna da Terra, podemos destacar, o manto, núcleo externo e interno.
Os elementos mais pesados como o níquel e o ferro em estado fundente, concentram-se no interior do planeta(núcleo).O manto, considerado a camada intermediária(entre a litosfera e o núcleo),apresenta característica mais maleável.
Esses movimentos,desencadeiam forças poderosas, que afetam toda a superfície terrestre pois são responsáveis por todas as variações de formas que vemos na crosta, das altas cadeias de montanhas aos fundos dos oceanos, assim como os tremores de terras e as erupções vulcânicas.

Quais são as camadas do planeta Terra que chamamos de superficiais ou externas? Como se formaram?

3 comentários:

Yuri disse...

Muito bom.

oi disse...

Essa sua postagem mim ajudo muito para eu estuda para minha prova de geografia então muito obrigado pela sua ajuda.
então eu peço que você coloque mais postagem para mim ajuda obrigado

joao pedro disse...

vc me ajudou muito obrigado!!!! ass:joao pedro