terça-feira, 2 de junho de 2009

O MUNDO BIPOLAR E A GUERRA FRIA- 8ºANO

A ampliação das áreas de influência das superpotências no pós-guerra acabou por dividir o mundo entre nações que adotavam o capitalismo ou o socialismo, situação que perduraria até o final da década de 1980.Essa disputa entre duas ideologias diferentes é o que chamamos de Mundo Bipolar(dois polos de influência mundial).
Para entender a nova ordem geopolítica e econômica mundial bipolar que ficou estabelecida a partir do pós-guerra, é preciso entender as decisões que foram tomadas pelas nações que venceram a Segunda Guerra Mundial.
A Alemanha tinha sido derrotada e encontrava-se sob o domínio de três países capitalistas a oeste(França,Estados Unidos e Inglaterra) e sob o controle do governo socialista soviético a leste.
A cidade de Berlim(capital da Alemanha) também foi dividida e ficou sob a tutela dessas quatro potências. Em 1949, o lado capitalista foi transformado na República Federal da Alemanha, ou Alemanha Ocidental, e o lado socialista, na República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental
Mais tarde, foi construído um muro na cidade de Berlim, separando o lado ocidental(capitalista) do lado oriental(socialista). Claro, que com a separação, as pessoas do lado soviético não podiam ir visitar seus parentes no lado capitalista e nem o lado capitalista podia entrar no lado socialista. Isso é brincadeira??? Não, ocorreu durante essa disputa ideológica...uma cidade dividida por um muro. Alguém tentou fugir? Claro, muitos(do lado soviético) mas eram fuzilados ou eletrocutado.
As Rivalidades entre Estados Unidos e União Soviética no pós-guerra
Apesar dos Estados Unidos e da União Soviética terem assinado acordos e tratados em comum, o período que se seguiu ao final da Segunda Guerra foi marcado por rivalidades entre os dois países.
Após a 2ª Guerra Mundial, os Estados Unidos se despontava como uma grande potência econômica e militar capitalista, que até então quem ocupava era a Inglaterra e outros países europeus. Como esses países estavam arrassados pelas guerras(seus territórios tinham sido palco das lutas), a potência capitalista passou a ser a norte americana.
Os Estados Unidos, que viam o fortalecimento político e militar soviético como uma séria ameaça à sua hegemonia no mundo, passaram a buscar estratégias que pudessem impedir a expansão do movimento socialista na Europa no Leste e no Sudeste Asiático.
Planos de ajuda econômica foram oferecidos, para a recuperação dos países afetados pelo conflito. Podemos destacar o chamado Plano Marshall. O Japão também começou a receber créditos financeiros.
Em curto espaço de tempo, essas nações reconstruiram boa parte de suas infra-estruturas, recuperando praticamente todo o parque industrial.Os norte-americanos, na condição de grande credor, colocaram as nações européias em uma posição de subordinação aos seus interesses estratégicos, o que resultou, por exemplo, na garantia de uma vasta área em que predominavam governos capitalistas.
Por outro lado, reagindo às estratégias norte-americanas, a União Soviética efetivou sua influência sobre os países do Leste Europeu apoiando o estabelecimento de governos com orientação socialista na região, mesmo que para mantê-los tivesse de intervir fazendo uso de suas próprias forças militares.
Esse período pós guerra foi marcado por disputas acirradas de poder entre norte-americanos e soviéticos, que buscavam reunir sob suas áreas de influência, respectivamente capitalista e socialista, o maior número possível de nações. Foi o período da chamada GUERRA FRIA, uma época de grande tensão mundial devido à possibilidade de conflito armado entre as duas superpotências nucleares.
O confronto direto entre esses dois países era evitado ao máximo, pois isso resultaria numa catástrofe planetária(os dois países já tinham armas nucleares). Isso fez com que esses países, financiassem diversos conflitos armados regionais como forma de levar para sua área de influência(capitalista ou socialista) o maior número de países.
Exemplos de conflitos armados: Guerra do Coréia(1950-1953), do Vietnã(1954-1973) e do Afeganistão(1979-1988), nas quais movimentos internos socialista de um lado e capitalistas pró-ocidente de outro confrontaram-se com a ajuda soviética ou com o auxílio norte-americano.
Exercitando:(copiar no caderno)
1)Na consolidação do mundo bipolar, o que significou a separação da Alemanha em dois países distintos? Qual era o significado simbólico do Muro de Berlim nesse cenário geopolítico?
2) O que foi o Plano Marshall e qual a sua importância na consolidação dos Estados Unidos como superpotência mundial?
3) O que foi a Guerra Fria?
4) Explique, porque o mundo após a 2ª Guerra Mundial ficou conhecido como "Mundo Bipolar"?
5) Entrevista e resgate da memória
A possibilidade de eclosão de uma Terceira Guerra Mundial entre as superpotências na segunda metade do século XX aterrorizou o mundo. Para que você e sua turma entendam esse clima de tensão, entrevistem pessoas que tenham vivido nas ameaças de uma guerra nuclear durante o período da Guerra Fria. Pergutem sobre os temores existentes na época e como vêem os fatos geopolíticos atuais.
Exponham para a turma o que vocês descobriram e reflitam sobre como a Guerra Fria afetou a vida das pessoas em todo o mundo.
Abraços!!Tia Rô
Texto e perguntas adaptados do livro:Geografia Espaço e Vivência.BOLIGIAN,Levon.Atual Editora.

A HIERARQUIA URBANA BRASILEIRA ESTÁ ESTRUTURADA EM:

*Metrópoles mundiais ou globais: representadas pelas cidades de S.Paulo e Rio de Janeiro. Exercem influência sobre todo o território nacional. Essas cidades comandam a economia globalizada. Abrigam as sedes(centrais ou regionais) das principais empresas que protagonizam ou vialilizam os mercados finaneiros globais. Atraem as principais empresas de consultoria, de contabilidde, publicidade e também os principais bancos, os conglomerados de telecomunicações e as bolsas de valores(que definem o preço das ações e, por isso, influenciam toda a economia mundial).
*Metrópoles nacionais: correspondem às cidades que exercem grande influência sobre o território dos estados onde estão localizadas e muitas vezes, sobre extensas áreas de estados vizinhos. Ex: Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Brasília, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza.
*Metrópoles regionais: cidades com mais de 1 milhão de habitantes, abrigam uma economia diversificada, mas possuem uma área de influência menor que a das metrópoles nacionais. Exemplos: Campinas(SP), Goiânia, Manaus e Belém.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Comentário dos exercícios de estudo-Metrópoles,cidades e redeurbanano Brasil

1) O problema social abordado no trecho da música, está relaconado principalmente com as favelas.Esse tipo de moradia, é encontrado principalmente nos grandes centros urbanos, onde não tendo lugar próprio para morar( por falta de dinheiro) a população de baixa renda se amontoam nos morros formando as favelas.Já os problemas ambientais, a música lembra da poluição do ar, provocada principalmente pela fumaça das fábricas e do monóxido de carbono dos carros.
2)Revolução urbana,foi a grande mudança ocorrida no Brasil principalmente após a década de 70 em suas paisagens. As cidades, passaram a comandar a economia do país e a determinar como vivem e o que fazem quase todos, inclusive os que vivem no campo. Atualmente, mais de 85% da população brasileira está concentrada nas cidades.
3) Houve uma concentração grande de pessoas no meio urbano. A atividade industrial também cresceu.Montadoras de veículos foram instaladas em grande quantidade nesses centros urbanos , aumentando a frota brasileira de veículos, que cresceu aproximadamente 60 vezes, e cerca de 80% dessa fronta circula nas cidades.Isso contribuiu para despejar na atmosfera uma quantidade excessiva de gases tóxicos, principalmente monóxido de carbono.
4) Regiões metropolitanas, são grandes aglomerados urbanos formados por um município-sede e diversos outros com ele conectados, de maneira conurbada ou não, porém complementares, como se fossem "bairros" de uma mesma cidade.Goiânia é uma região metropolitana, pois está conurbada com Aparecida de Goiânia e ainda tem mais 10 municípios muito próximos a Goiânia.
5)Temos uma variedade de serviços(hospitais,comércios, bancos,faculdades...) que podemos encontrar hoje em todos grandes centros urbanos. Os avanços tecnológicos, sobretudo no campo da informação e da comunicação, permitiram que, além dos produtos e dos serviços especializados normalmente oferecidos por cada uma das metrópoles regionais, estas cidades oferecessem, mesmo que em escala menor, alguns itens antes concentrados apenas no eixo Rio-São Paulo.
6) Afirmar que a rede urbana brasileira ainda continua hierarquizada, quer disser que apesar das cidades de modo geral oferecerem uma variedade de serviços, a cidade de São Paulo, ainda se destaca em relação aos seus serviços oferecidos.A grande concentraão de empresas ligadas ao ramo de informática e das comunicações, e dos grandes investimentos para a pesquisa em ciência e tecnologia, nas duas últimas décadas, tem levado a região Sudeste do Brasil a desenvolver-se mais do que as demais. E a cidade de São Paulo, em particular, disparou na frente das demais metrópoles.
7)Embora a atmosfera nos envolva a todos e o ar que a compõe, com material particulado e monóxido de carbono, circule por todos os lugares de todas as cidades, os efeitos da poluição atmosférica tendem a ser mais nocivos para a parcela da população menos saudável e com menor capacidade financeira para cuidar dos inúmeros problemas acarretados pelo ar contaminado, como doenças respiratórias(asma, bronquite e enfisema pulmonar).
8) As consequências do uso indiscriminado do transporte individual nas cidades, segundo o texto vão da caótica circulação(trânsito engarrafado), péssima qualidade do ar que respiramos, além do expressivo número de mortos e feridos todos os dias no trânsito.
9) Podemos afirmar, que a população brasileira e mundial, é uma população industrializada que consome cada vez mais produtos industrializados.
O aumento do consumo desses produtos leva a uma quantidade cada vez maior de lixo industrializado constituído de materiais que não são biodegradáveis como plásticos, isopor,alumínio, garrafas...que demoram mais de mil anos para se decomporem causando vários problemas ambientais.
Bons estudos!!
Profª Rosângela