terça-feira, 24 de março de 2009

PAISAGENS DO BRASIL:Espaço rural e urbano- 7ºAno

Olá a todos!Vai aqui, algumas considerações importantes de estudo para a P2.
Vimos em nossas aulas, que até meados do século XX, predominavam no Brasil as paisagens rurais.Até esse período, as atividades econômicas que se destacavam na economia brasileira, era a agricultura e pecuária. A grande maioria da população do nosso país, viviam no campo.
Como a grande maioria da população vivia no campo as paisagens naturais ainda tinham sofrido poucas modificações.As cidades naquela época não exerciam o mesmo papel e não tinham a mesma importância das cidades atuais.Cabe lembrar aí, que o campo produzia quase tudo que a população precisava(alimentos, roupas e até mesmo alguns calçados..) e naquele tempo, não existia esse consumo exagerado dos dias atuais e nem produtos industrializados como hoje.
A partir da década de 1970, esse quadro mudou.Hoje, a maioria dos brasileiros habita cidades e as atividades econômicas foram se diversificando ou seja, surgindo empregos no setor secundário(indústrias) e o setor terciário,(serviços) se ampliou .O nosso país foi se industrializando e urbanizando. Atualmente conforme o censo do IBGE(2002) mais de 85% da população brasileira vive no meio urbano. Com isso, podemos afirmar que no Brasil ocorre um processo de urbanização(quando mais de 50% da população total de um país, região, vivem nas cidades).
Com essas novas condições, as paisagens do campo e as atividades rurais passaram a estar subordinadas aos rítmos e determinações do grande espaço urbanizado em que o Brasil se transformou.A quase totalidade dos lugares, no campo e na cidade, passaram a funcionar segundo as regras tipicamente urbanas(indústrias,bancos, comércios, prestação de serviços..).
Essas transformações, ficaram visíveis nas paisagens como: o desmatamento de florestas primitivas para construção de casas, prédios... a construção de pontes nos
rios, o lixo acumulado, o asfalto, a poluição do ar entre outros.
Além da distribuição da população entre campo e a cidade, poderíamos utilizar vários exemplos para comprovar tais tendências urbanas(quantidade de produtos que produzimos e consumimos e os ramos de atividades que mais empregam no país) ver gráfico da pág. 33.
A população brasileira está distribuída em 26 estados e um Distrito Federal. Os municípios no Brasil aumentaram muito nas útimas décadas.Podemos dizer que temos cerca de 5.500 municípios contra cerca de 1.500 na década de 1940. Com isso, os limites das cidades diminuiram.Podemos observar a junção de várias cidades,como por exemplo em nossa região, a junção de Goiânia com a cidade de Aparecida.Em alguns pontos, não sabemos onde é Goiânia e onde é Aparecida.
Podemos afirmar, que no Brasil, urbanização caminhou junto com industrialização.Por isso, as cidades em que mais se desenvolveram as atividades industriais e os serviços vinculados a essas atividades tornaram-se também as mais importantes.Temos como exemplos, as cidades:São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza entre outras(ver tabela pág.36) que são as mais populosas do país e também as mais importantes em sua participação na economia nacional.
GRANDES CIDADES BRASILEIRAS E SUAS PAISAGENS
Verificamos a importância dessas cidades mencionadas ao observarmos suas paisagens.Todas elas, independentemente do momento em que foram fundadas, apresentam em suas paisagens predominância de elementos típicos do modelo de sociedade urbano-industrial a que o Brasil aderiu:nos meios de transporte, nos lugares de moradia, de produção ou de comércio e em muitos outros aspectos.
Algumas dessas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba por exemplo, parece que são cidades que surgiram a pouco tempo, no entanto, foram fundadas ainda em época em que o Brasil era território português.
O processo urbano-industrial apossou-se do território dessas cidades de modo avassalador.Não se pode mais falar que o "antigo" deu lugar ao "novo", pois nelas o que já se assiste há muito é o "novo" dando lugar ao "novíssimo".
Em algumas cidades que não estão na região Sudeste ou Sul do país, a presença dos elementos antigos nas paisagens é maior.É o caso de importantes cidades do Nordeste, como Recife(PE), São Luís(MA) e Salvador(BA). Todas tem em suas paisagens aspectos do Brasil-Colônia, quando eram consideradas as cidades mais importantes do país. Isso se dava pelas atividades econômicas que desenvolviam como por exemplo a cana-de-açúcar, cacau,algodão..Salvador foi a sede e primeira capital do Brasil.
Bem, podemos afirmar que a convivência entre o antigo e o novo é um traço muito comum na maior parte das cidades brasileiras fundadas antes do processo de industrialização.Há, no entanto, situações extremas, em que é possível observar no seu conjunto, a predominância de construções antigas, da época do Brasil-Colônia ou dos primeiros momentos do Brasil independente.
Em Minas Gerais, há conjunto de cidades, apropriadamente denominadas históricas, em que devido a sua preservação, dá a impressão de que são vilas prósperas do Brasil português, enriquecidas pela extração do ouro e das pedras preciosas.É o caso de Sabará, Mariana, Tiradentes,Diamantina e Ouro Preto.
Podemos encontrar essas cidades em vários outros lugares doBrasil. Em Goiás, temos exemplos bem perto de nós como a cidade de Pirenópolis e Cidade de Goiás.
Cabe lembrar aqui, que a presença ou a predominância de aspectos antigos nas paisagens dessas cidades não significa, que as estruturas socioeconômicas que mantêm a vida de seus moradores sejam pré-industriais ou as mesmas da época do Brasil-Colônia.
AS NOVAS CIDADES E SUAS PAISAGENS
É preciso mencionar um outro conjunto de cidades.São as cidades planejadas.Essas cidades surgiram devido a um planejamento prévio ou seja, cidades que foram construídas pelo Estado a partir de projetos previamente elaborados por urbanistas e arquitetos. São exemplos de cidades planejadas no Brasil: Goiânia, Brasília, Palmas, Belo Horizonte entre outras.
Bons estudos!! Sucesso!!
Tia Rô!



13 comentários:

... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
... disse...

eu li :)
Nathália I.

Bárbara e Isadora disse...

Professora
Esse texto vai me ajudar a estudar pra P2
Adorei ele!!!!!
Isadora Campos- 7 ano D

Unknown disse...

Adorei o texto!
Vai ajudar muito na P2!
Não tive nenhuma duvida sobre o texto!
Paula Daher- 7ºano D

Gabriela disse...

professora,quero saber se tem algo a mais de importante para ser estudado...gostei muito do texto...peço que me responda!
Gabriela

Daniel disse...

Professora, gostei muito do texto principalmente porque, você deixou de um modo bem simplificado para entendermos...

Daniel

Raysa disse...

Adorei professora... ficou bem prático e simples para enterdermos e saírmos bem nas provas...

Raysa...

Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sara disse...

Professora,
adorei o texto, está bem completo, agora é só dar uma lida no livro e no caderno.
brigada
Sara - 7ºB

Geovana disse...

obrigada pela ajuda professora!
/geovana perillo

Geovana disse...

obrigada pela ajuda professora!!!

Júlia Santos e Nathália de Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Júlia Santos e Nathália de Araújo disse...

professora, tentei te mandar antes um comentario, mas nao tava dando para enviar
adorei o texto, ele vai me ajudar muito na prova
bjoss
Júlia Santos- 7 ano D