domingo, 22 de março de 2009

Os principais tipos de clima do mundo- Texto para fazer leitura / quadro comparativo - 8ºAno

Clima Equatorial
É quente e úmido o ano todo. Não apresenta as quatro estações do ano, mas é possível identificar uma estação chuvosa e outra menos chuvosa. Nas regiões de clima equatorial chove o ano inteiro. A média pluviométrica(quantidade de chuvas) é superior a 2000 mm. A temperatura média anual é de aproximadamente 25ºC e as médias máximas ocilam(variam) entre 32ºC e 40ºC.A amplitude térmica anual(diferença entre a maior e menor temperatura) é pequena. Esse clima predomina nas áreas de baixas latitudes, situadas ao redor da linha do Equador.Nessas áreas há um domínio de massas de ar equatoriais, normalmente quentes e úmidas.
Além de serem atingidas por forte calor, essas áreas registram elevadas médias anuais de temperatura e de chuva, principalmente aquelas mais próximas da linha do Equador, como a Amazônia, onde chove quase todas as tardes.Isso explica as densas florestas aí existentes, como a floresta Amazônica, na América do Sul, e a floresta do Congo, na África.
Clima Tropical
Clima predominante nas regiões localizadas entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, isto é, nas zonas intertropicais, com exceção das áreas de clima equatorial e das áreas desérticas. Existe nessas regiões um domínio de massas de ar tropicais, que são quentes e secas quando situadas sobre os continentes e úmidas quando situadas acima dos oceanos.
Mas elas recebem com frequência massas úmidas, vindas do Equador ou dos oceanos, e massas frias, vindas das zonas polares.
Aí se distinguem duas estações bem definidas durante o ano: uma chuvosa no verão, e outra seca no inverno(esse clima é o da nossa cidade Goiânia). Nas áreas mais afastadas da linha do Equador, a estação seca pode prolongar-se por oito meses. Podemos encontrar nessas regiões várias vegetações originais como: Savanas na África e Cerrado no Brasil.
O índice pluviométrico varia entre 1000 e 2000mm por ano e a temperatura média anual é de cerca de 20ºC, com exceção das elevadas montanhas aí localizadas.
Clima desértico
É o clima dos grandes desertos da superfície terrestre, em geral localizados em áreas subtropicais, ou seja, em áreas situadas no contato das zonas tropicais com as zonas temperadas dos dois hemisférios. Apresentam temperaturas muito elevadas durante o dia, sendo frequentes máximas acima de 42ºC. A temperatura diminui bastante à noite e também no inverno, quando pode atingir o ponto de congelamento da água(0ºC), ou até ficar abaixo,o que explica a grande amplitude térmica anual(grande diferença entre a menor e a maior temperatura) desse clima.
As chuvas são raras. Não chegam a atingir 200mm por ano, Ocorrem no verão e são muito mal distribuídas:existem porções nessa faixa de clima que ficam anos sem receber chuva. Aí o ar é muito seco.
No hemisfério norte destaca-se o deserto do Saara, no norte da África. No hemisfério sul, destacam-se o deserto de Kalahari(sul da África) e o"coração seco"(a parte central) da Austrália.
Por outro lado, existem desertos frios onde as temperaturas são muito baixas, com média anual inferior a 18ºC. Esses desertos localizam-se em áreas de médias latitudes(entre40º e 60º). Um exemplo no hemisfério norte é o deserto de Gobi, na China, onde a influência da continentabilidade também ajuda a explicar a falta de chuva. No hemisfério sul, um exemplo é a Patagônia, na Argentina.
Clima Temperado
Os climas temperados caracterizam as regiões de médias latitudes, isto é, entre os dois trópicos e os círculos polares. Caracterizam-se pela inexistência de extremos de temperatura e umidade. Daí a porção temperada da superfície terrestre apresentar as quatro estações do ano bem definidas.As médias anuais de temperatura oscilam entre 8ºC e 15ºC.
Esse tipo de clima apresenta diferenças consideráveis. É por isso que nas latitudes temperadas distinguem-se os climas temperado oceânico, temperado continental e mediterrâneo.
Clima frio polar ou de altas montanhas
É um clima com invernos longos, que podem durar cerca de nove meses ao nao. é encontrado principalmente nas áreas de elevadas latitudes, dominadas pelas massas de ar polares. Mas tembém existe nas áreas de elevadas altitudes, as grandes cadeias de montanhas do planeta, com gelo eterno em seus cumes.
Característico dos pólos Ártico e Antártico, o clima frio polar está presente na Groenlândia e nas áreas de altas montanhas, como: Himaláia, na Ásia; Kilimanjaro, Ruvenxori e Quênia,na áfrica;Andes e montanhas Rochosas, na América; Alpes, na Europa.
Nessas áreas existem geleiras permanentes e as precipitações ocorrem sob a forma de neve. O inverno é rigoroso, com as temperaturas mais baixas do planeta e uma duração que oscila entre sete e oito meses por ano. Nesse período, o Sol não aparece nos pólos durante 186 dias, o que explica a expressão "a noite mais longa da Terra".
No verão, o sol não se põe durante meses nos pólos. E, como o Sol não se eleva muito no céu, seus raios acabam atingindo mais o solo. Com isso a temperatura se eleva e grandes massas de gelo desprendem_se de suas geleiras continentais, formando os icebergs,que se dirigem para os oceanos. Nessa época e somente na metade do verão ártico, o Sol brilha mais no polo Ártico do que na linha do Equador. Como o Sol não se põe durante o verão inteiro, diz-se que aí ocorre"o dia mais longo da Terra".
No continente antártico, porém, as altitudes são maiores e geleiras muito espessas cobrem a sua superfície. Por isso, as temperaturas permanecem muito baixas, mesmo no verão.
VEJA, AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS FORMAÇÕES VEGETAIS PRIMITIVAS DO PLANETA.Mas cabe lembrar que, em grande parte, elas não existem mais.Quando ainda existem, ocupam espaços bem menores que as suas regiões de origem. A devastação das florestas(com o extermínio da fauna) pelos seres humanos tem sido intensa nas útimas décadas, embora sempre restem algumas porções de paisagens naturais em meio a áreas modificadas.
TUNDRA: A Tundra é a vegetação rasteira das áreas polares, das regiões de clima frio polar. Ela surge no curto verão das duas regiões polares, em especial na região ártica, ao redor do pólo Norte. Nessa época a temperatura um pouco menos fria dscongela parcialmente o solo e permite o desenvolvimento de uma vegetação composta por musgos, líquens, capim e outras plantas herbáceas.A fauna dessa paisagem é constituída pela coruja-das-neves, pela rena, pelo urs-polar, pelo lobo ártico e até pelos pinguins(na Antártida).
FLORESTA BOREAL OU DE CONÍFERAS: Também conhecida como Taiga, essa floresta é característica do hemisfério Norte, da parte norte da Europa, da Ásia e do Canadá. É uma vegetação de clima frio, embora não tão intenso como o frio polar da tundra.Nas áreas de taiga já existem um verão mais prolongado e um maior degelo da neve ou das geleiras. A taiga é uma floresta de coníferas,ou seja, de árvores em forma de cone, como o pinheiro. Não é uma floresta rica ou heterogênea, e sim homogênea, isto é, com pouca variedade de plantas.
FLORESTAS TEMPERADAS: Típicas dos cimas temperados, nos dois hemisférios, são matas decíduas, isto é, que perdem as folhas durante o outono e o inverno. As plantas comuns nessas florestas, que estão entre as mais devastadas do planeta, são o carvalho, as faias e as nogueiras.A fauna características é formada por esquilos, lobos, raposas, répteis e aves diversas.
PRADARIAS: Também chamadas de campos, as pradarias são um exemplo de vegetação herbácea(de ervas), típicas de clima temperados ou subtropicais. Os solos geralmente são férteis, ricos em húmus(matéria orgânica), porque os campos são formados por plantas anuais, isto é, que têm uma vida curta e fornecem grande quantidade de restos para serem decompostos.A fauna original é composta por inúmeras aves(gaviões, corujas entre outras), búfalos,antílopes, coiotes, etc.
SAVANAS: As Savanas são vegetacões herbáceas e arbóreas(com árvores), típicas de clima tropical semi-úmido. Geralmente esse tipo de vegetação ocorre entre áreas de florestas tropicais e desertos ou climas semi-áridos, na América do Sul, na Ásia e, principalmente, na África. No Brasil, corresponde ao cerrado__vegetação que apresenta muitas gramíneas(gramas) e árvores baixas, retorcidas e espaçadas.
Nas savanas africanas, a fauna é composta de leões, rinocerontes, zebras, girafas etc.Na América do Sul, as espécies animais são um pouco diferente: capivara, lobo-guará, tamanduá, anta etc.
FLORESTAS TROPICAIS: As florestas tropicais constituem a vegetação mais rica e diversificada do mundo, especialmente aquelas que se situam na zona equatorial. São matas fechadas que se desenvolvem em climas quentes e úmidos:equatorial e tropical úmido.Existem florestas tropicais:
  • no norte e no leste da América do Sul(Amazônia e mata Atlântica);
  • no golfo da Guiñé e na bacia do Congo(África central e ocidental);e
  • no sudeste da Ásia(Indonésia, Malásia, Mianma, etc.).
  • Por causa da abundante radiação solar e das chuvas nessa região, essas florestas são exuberantes, com plantas muito próximas umas das outras e de vários portes(arbóreas, herbáceas, cipós, etc.)Existe aí uma fauna riquíssima, tanto de mamíferos(anta, macaco, tigre, na África e na Ásia) como de insetos, répteis, peixes e outros animais.

    DESERTOS: Os desertos constituem uma paisagem com características próprias: clima árido, solos arenosos ou pedregosos, vegetação rara, com plantas xerófitas e uma fauna específica(camelos, lagartos, cobras,ratos, etc.). No Brasil, não existem desertos típicos, embora no Sertão nordestino, na área de clima semi-árido, exista uma formação vegetal chamada caatinga, uma transição entre savanas e os desertos.

    VESENTINI,J.William.Atmosfera: Massas de ar e climas.Geografia Crítica: O espaço natural e a ação humana.São paulo:Ática,2004.p.137-139.

    AGORA É COM VOCÊ!!!
    1) Para comparar os principais tipos de clima do mundo, faça o seguinte:
    a) Produza um quadro comparativo no caderno dos principais tipos de climas com suas características vegetais/animais.Preencha-o com base nas informações do texto.
    "Jesus Cristo pertence a todo mundo, a todos os povos, sejam quais forem suas experiências de fé."
    Gandhi
    Abraços!!!!Tia Rô!!!

    3 comentários:

    Unknown disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Ingriidy disse...

    qual dessas regiões (america,africana ou indomalaia) a devastação é mais intensa?

    Unknown disse...

    Muito ótimo o conteúdo me ajudou demais !!
    Obrigada Mesmo !!