Foto acima: Mênfis, no Egito.
As cidades acompanham o surgimento e o avanço das civilizações desde o início da vida humana em sociedade. No entanto, ao longo da história, elas não abrigavam a maior parte da população.Eram centro e local de moradia das elites locais.
Esse quadro só começou a mudar com as sociedades modernas na Europa.Iniciado no século XVI, esse processo teve como um de seus momentos marcantes o período da chamada Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX. Londres e Paris já se despontavam como avançados núcleos urbanos.
O PERCURSO HISTÓRICO
Comunidades antigas, como as da Mesopotâmia, mal dispunham de meios de transporte e de comunicação. Multiplicar as relações sociais era tarefa quase exclusiva das cidades. Assim, foi naquela região, onde se deu o surgimento de algumas aglomerações, que as relações humanas se intensificaram.
Na Babilônia, a cidade mais importante da Mesopotâmia, o conhecimento da Astronomia avançou de forma espetacular. No seu cotidiano, vários sábios trocavam informações - algo só possível numa cidade.
Foram esses conhecimentos astronômicos que chegaram às cidades da Grécia antiga. Eles acabaram resultando no desenvolvimento da Astronomia e num posterior avanço dos estudos geográficos do planeta Terra.
Babilônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário