quinta-feira, 17 de março de 2016

Recursos Naturais

Você sabe o que é um recurso natural?
 
São todos os elementos encontrados na natureza, que servem de matéria-prima(já explicado nesse blog) para produzir bens variados ou são empregados como fontes de energia.
Mas tudo que encontramos na natureza é considerado um RECURSO NATURAL?
A Geografia explica assim: um elemento da natureza só se torna um recurso natural, quando as técnicas disponíveis possibilitam sua extração e transformação em algo que seja aproveitado pelas sociedades humanas.
Que recursos podem ser considerados fontes de energia?
 
Podemos citar o AR, A ÁGUA, O SOL ,O PETRÓLEO e o CARVÃO MINERAL. Mas, cabe lembrar que existem outros como: energia geotérmica, energia das marés, energia das correntes oceânicas.
 
Através do vento, obtemos a energia eólica. O aproveitamento da energia dos ventos para geração de energia elétrica é mais recente. Consiste na transformação direta da energia cinética dos ventos em energia mecânica e, finalmente, em eletricidade. Através da água, utilizamos a energia hidrelétrica. A água possui imensa energia. Quando cai no solo e corre para o mar, essa energia pode ser aproveitada de várias maneiras(muito utilizada no Brasil).Energia solar é aquela irradiada pelo Sol sobre a Terra. Essa energia, apesar de liberada em quantidade de magnitude fantástica pelo Sol, alcança a Terra de forma difusa que requer captação em grandes áreas e mecanismo de concentração para que possa ser utilizada.O petróleo(recurso originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos) e o carvão mineral(proveniente de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantescas que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos.
 
Você sabia que alguns recursos da natureza são renováveis e outros não?
 
Os recursos naturais renováveis podem ser recuperados ou renovados pela natureza, como a vegetação, os animais e o ar. O solo e a água, embora se renovem, podem se tornar impróprios à atividade humana, se não cuidarmos bem deles.
Os recursos não renováveis são aqueles que não têm possibilidade de ser repostos pela natureza ou que demoram milhares de anos para isso. Exemplos: minérios como o ferro, o alumínio e o petróleo entre muitos outros.
 
 
 
 
 


Um comentário:

Debora Bianchi disse...

ooi,prof Rosângela,é a Débora do 6 ano C.Muito obrigada,eu estava precisando de algum site para estudar mais sobre isso pq as vezes estudar pelo livro é meio intediante szsz ;3