Olá, turminhas do 8º Ano, e aí, estudando muito??
Estamos nos aproximando da nossa primeira prova da Etapa.Gostaria de deixar "minhas considerações" sobre o cápítulo 1 do livro.
O que é mais importante?Que "papo" é esse de fronteiras?? Fronteira para cá, fronteira para lá.....
Até o ano passado, estávamos acostumados a relacionar a palavra fronteira com os limites existentes entre os países ou entre as unidades político-administrativas(estados,municípios...) não é? Bem, essa ideia foi ampliada no 8º Ano.
Há mais de 120 anos, esse conceito já havia sido ampliado por um alemão conhecido como Friedrich Ratzel., considerado um dos fundadores da ciência geográfica moderna.O que esse pensador afirmava? Ele dizia que era possível identificar fronteiras físicas, como as de espécieis animais, vegetais... e também pelos agrupamentos humanos em suas mais diversas manifestações(culturais, religiosas...) ou seja, ele já percebia que tanto as espécieis animais, vegetais ...quanto as humanas, demarcam territórios e que essas fronteiras estão em constante mudanças.
Nossas primeiras fronteiras, foram as físicas/naturais com o surgimento do nosso planeta a mais ou menos a 4,5 bilhões de anos. Entende-se aí, todo aquele processo gerado pela agregação, fusão e consolidação de matéria presente no espaço sideral que deu origem aos planetas e, inclusive a prória Terra.
Á medida que essa "bola de fogo" em estado semi-sólido foi sofrendo o processo de resfriamento, foram se estabelecendo muitas novas fronteiras.
Podemos divisar três conjuntos ou três "camadas" que resultaram desse processo de resfriamento e consolidação do planeta: a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera. O resfriamento não apenas solidificou as rochas, mas também produziu um grande escape de gases e vapores(formadores da atmosfera) assim como o vapor de água, que retornou à superfície terrestre na forma de chuva e muito contribuiu para iniciar a formação dos mares, lagos e oceanos que compoem a hidrosfera terrestre.
É claro que ao se formarem, tanto a crosta terrestre como os grandes conjuntos que a constituem sofreram inúmeras e radicais modificações durante o longo período da história da Terra(ver imagem abaixo).
E as fronteiras que nós humanos estabelecemos? As fronteiras socialmente construídas estão sujeitas às definições históricas e visam demarcar os limites entre os poderes dos países, os comportamentos culturais, as crenças religiosas, as etnias, os aspectos econômicos entre outros. Essas fronteiras são extremamente mutantes, e o rítmo das modificações depende dos rumos da história. Por exemplo, as fronteiras políticas que definem os territórios de alguns países europeus e asiáticos, entre 1980 e 1990, sofreram dezenas de modificações, novos países passaram a figurar no mapa desse canto do mundo.
As fronteiras estabelecidas pelos continentes(terras emersas) resultam de definições histórico-sociais.Em alguns casos, essas definições aproveitaram os próprios limites naturalmente estabelecidos entre a litosfera e a hidrosfera(África, Oceania,América..) e em outros casos,como é o caso da Europa e Ásia, foi necessário adotar referências traçadas sobre as partes internas das terras emersas das massas continentais(Rio Ural e Montes Urais) Ver mapa da pag.15 do seu livro texto.
As fronteiras políticas, são as mais visíveis, pois podemos visualizá-las em mapas(continentes e países). Essas fronteiras são tão dinâmicas quanto aquelas que se estabeleceram naturalmente, aliás são mais dinâmicas, pois é possível detectar mudanças radicais em seu traçado em curtos períodos de tempo, sobretudo comparando-se com o tempo da história geológica do planeta que é contada em milhões de anos.
"Diferentemente dos limites políticos, há um conjunto de outras fronteiras que às vezes só conseguimos detectar através da observação do comportamento das pessoas ou dos elementos presentes nas paisagens. São as fronteiras religiosas, culturais econômicas ou sociais.O território dessas fronteiras dificilmente coincidem com terras contínuas localizadas em algum pedaço do mundo. Pelo contrário, manifestações da mesma fé religiosa, de determinados hábitos culturais ou de situações econômicas e sociais particulares podem ser encontradas com maior ou menor intensidade em quase todos os lugares do mundo, independentemente da língua falada ou dos poderes políticos a que as pessoas estão subordinadas."(Marcos&Diamantino-Geografias do Mundo.FTD)
O que o autor do texto(livro didático) quer dizer com: "Transgredindo as fronteiras,desrespeitando e expandindo limites"?
Isto quer dizer, que os grupos humanos costumam expandir as fronteiras de suas ocupações, na cidade e no campo, desrespeitando certos limites naturais. Exemplos: Moradias em encostas de morros, em áreas próximas ao leito dos rios, nas áreas verdes para construção de cidades...
Muitas vezes, por motivos diversos os grupos humanos transgridem as próprias fronteiras estabelecidas por eles como: pessoas invadindo edificações ociosas na cidade(sem teto) ou no campo(sem terra), um torcedor que inconformado com a derrota, invade o campo do jogo....pessoas que saqueiam lojas, em busca de alimentos que não podem pagar, entre outros tantos casos parecidos.
Bem, caros alunos, espero ter "clareado um pouco" sua compreensão desse capítulo e da nova geografia que começa a se delinear a partir desse ano.
Deixe o seu comentário, tire suas dúvidas!!
Abraços!! Sucesso!!!
Tia Rô!
23 comentários:
Tia Ro,
Gostaria de saber onde se encontra a matéria da P1 do 7º ano de 2009, pois não estou conseguindo encontrar.
Obrigada,
Bjos
obrigada pelas dicas.
Bjuss....Mandinha 8°E
Professora gostei muito do blog
mas tirando uma duvida,
o que são fronteiras?
professora gostaria de saber o que sao as heranças dos portugues deixadas no brasil
bjos
mariana , sétimo ano "A"
o que sao as heranças?
mariana
sétimo ano "A"
professora eu sou do 8°c sou aluno da tia bia essas suas dicas para a p1 de 2009 servem pra a materia da ia bia? se eu imprimir elas e estudar elas estarei bem para a prova? beijos.. antonio capelli
Tia Ro,
tenho uma duvida o que são fronteiras?
Paula
7 ano C
professora, muito obrigado pelas dicas, me ajudou muito pois nao entendo nada dakele livro.
Obrigado -Joaquim Junqueira 8ºD
Tia Rô,
obrigada plas dicas...
elas foram muito úteia e me ajudaram no estudo pra prova!
Bjos
Arícia 8ºD
tia Ro fui sua aluna no 7D e agora sou aluna da tia Bia no 8B, eu gostaria de saber se o conteudo de provas é o mesmo, e se eu posso estudar por aqui...
bjoos
tia Ro eu gostaria de saber se vai cair alguma coisa de importante sobre o ultimo texto do capitulo 1,é q a tia Bia mandou estudar pq disse q era importante mais eu não entendi ele direito.
Sou do 8B
bjoos
Gostei muito das suas orientações Professora Mateus 7ºD
Nossa muito obrigado se não fosse por essaas informações não tinha respondidoo a atividade !
a senhora ttem msn pode me esclarecer um pouco mais sobre os outros capítulos , visita meu blog : leonardoregis.blogspot.com
tia RÔ
gostaria de saber se vc tem um blog sobre geografia do 8 ano?
e se tiver qual é o nome? pra eu proucurar e tirar um 10 na prova de geografia
Tia Ro,
Brigada pelas dicas,estao sendo muito úteis pra mim!
beijosss.....
ajudou muito obrigada
Obg me ajudou muito !!!👍
Obg me ajudou muito !!!👍
Obg me ajudou muito !!!👍
Postar um comentário