quarta-feira, 5 de junho de 2019

DIA DO MEIO AMBIENTE

Hoje, dia 5 de junho se comemora o dia do "meio ambiente".
Se compararmos as características da Terra hoje com seus aspectos do passado revelados por diversos estudos,perceberemos que o nosso planeta passou por muitas transformações:os continentes e os oceanos, tiveram suas disposições e configurações alteradas;as rochas, a atmosfera que era bem diferente da atual e o clima sofreram inúmeras mudanças ao longo da história do planeta.
Essas mudanças, vieram para proporcionar a VIDA.A atmosfera lentamente se equilibrou criando as condições ideais para o desenvolvimento do planeta.As rochas, foram se decompondo  e se transformando em solo e apareceram os vegetais.Os oceanos foram berços dos primeiros seres unicelulares que depois deu a vida a vários outros seres...enfim,  a vida ocorreu depois de milhares de ano.
Nos últimos minutos, surgiram os ancestrais dos seres humanos a menos de 2 milhões de anos.Tudo que temos, já existia; água, ar, terra, animais, vegetais...poderia falar em milagre da criação ou o desenrolar da vida pois, acredito que há uma ligação bem íntima entre  o divino e a ciência,que não seria um assunto para se discutir aqui.
A vida aconteceu e milhares de espécies surgiram.Havia um equilíbrio  e havia  um movimento pois na Terra nada é estático.
Esse equilíbrio deixou de existir principalmente após o uso das técnicas que mais tarde deram origem a tecnologia.Os seres humanos, no controle,transformaram os recursos naturais do planeta em bens materiais os mais diversos.Trouxe melhorias e bem estar as pessoas, mas trouxe também o consumismo exagerado, o desperdício, o lixo, o extermínio de espécies nativas tanto de vegetais como de animais.Trouxe também, a crise hídrica e a interferência no ciclo hidrológico  ocorrendo principalmente nos centros urbanos com a impermeabilização do solo com o asfalto e calçamentos.Em consequência, as enchentes aumentaram e milhares de pessoas morreram ou ficaram desalojadas.
Segundo a ONU, até 2050 haverá mais plásticos do que peixes no mar.Infelizmente, eu precisaria de um livro para listar os impactos ambientais causados pelos seres humanos ao meio físico/natural.
E, é com imensa tristeza que vejo,por parte dos nossos governantes, a liberação da caça silvestre, o uso de agrotóxicos nas lavouras,o enfraquecimento da agenda ambiental em relação aos interesses do agronegócio, a redução da  importância do Ministério do Meio Ambiente que já era pequena, a não aceitação dos termos "mudanças climáticas"e"desmatamento",ao alterar pastas e desmontar secretarias associadas a esses temas.
Só tenho que lamentar, esse retrocesso em nosso país, no dia" Mundial do Meio Ambiente". No resto, o planeta ainda se movimenta: desde a camada de ar que o envolve até seu interior, o núcleo terrestre.As terras e as águas da superfície estão sempre em movimento, bem como a fina camada de gases sobre ela.Só nos resta saber,com que força esses elementos naturais darão o troco.