sexta-feira, 27 de março de 2009

A Terra, o Sol, os tempos e suas fronteiras -cap.2 8ºAno-Algumas considerações



Já vimos em nossas aulas, que as fronteiras, sejam elas físico-ambientais ou socioculturais, delimitam os lugares geográficos.


Distinguir fronteiras ou limites e consequentemente identificar fenômenos e domínios territoriais vai nos permitir entender a dinâmica da geografia do nosso planeta e de qualquer uma de suas partes.


Há limites que podem ser mais facilmente identificados e explicados ( mapa das placas tectônicas e um mapa-mundi do relevo terrestre por exemplo) mas há fronteiras, territórios e limites cuja identificação e explicação não é tarefa tão simples nem tão precisa, pois já houve muitas interferências humanas que alteraram processos originais( as formações originais vegetais por exemplo) veja os mapas da pág.37 do seu livro deGeografia e compare.


Ao compararmos os mapas de vegetação com os mapas do relevo e dos climas do mundo, não fica difícil estabelecermos algumas relações claras entre esses elementos(clima,relevo e vegetação) pois ambos estão interligados.


Algumas associações são de forma direta:montanha ou cordilheiras associam-se ao clima frio e á vegetação de altitude;climas desérticos, à vegetação desértica; nos climas equatoriais ou tropicais, predominam as formações florestais ou as savanas; nas zonas de clima frio e polar, a predominância é de tundra.


Algumas outras associações não são tão diretas assim. As florestas temperadas não estão restritas as zonas de climas temperados.As formações herbáceas(de pequeno porte e rasteiras), espalham-se por todos os continentes, ocupando vastas porções de territórios com climas variados: semi-áridos, subtropicais, tropicais..


"Muitas das variações que podemos observar nas coberturas vegetais existentes não se aplicam apenas pela associação entre as grandes formas de relevo e os tipos climáticos gerais de extensas zonas do globo.Pequenas variações de altitude, distância ou presença de fontes de umidade e tipos de solo, por exemplo, são suficientes para determinarem modificações nas paisagens vegetais de qualquer lugar".(Marcos & Diamantino)


Geralmente associamos a presença e a ação dos seres humanos à destruição das coberturas vegetais ( é claro que na maioria das vezes estão relacionadas) mas, esquecemos de mencionarmos alguns grupos ou populaçoes tradicionais que há milhares de anos vivem em harmonia com o meio físico natural. São exemplos dessas populações: os Aborígenes australianos, os Pigmeus(Congo- África), grupos de caçadores como os San(África do Sul) os povos indígenas na Amazônia entre outros.


Apesar de restritos em algumas áreas do globo, esses povos tem se mantido a milhares de anos atendendo suas necessidades de subsistência, caçando, pescando e vivendo da coleta e de práticas agrícolas de pequena escala.


Como podemos relacionar as ações humanas à destruição de áreas antes ocupadas por florestas, também é possível associar a presença humana agindo de forma diversa daquela que produz destruição, pois se não fosse a xistência desses povos, com certeza uma maior parte das áreas florestais estariam destruídas.


Muitos são os fatores que podem ser responsabilizados pelas variações e tipos de clima existentes:


*O movimento de translação:Atravé desse movimento é que podemos definir as quatro estações do ano(primavera, verão, outono e inverno), nas quais as consequências dos diversos posicionamentos que a Terra vai ocupando em sua trajetória ao redor do Sol podem ser percebidas, por exemplo, pelas diferenças nas temperaturas médias e na duração dos dias e das noites. Cabe lembrar, que as quatro estações não são percebidas da mesma forma em todos os lugares ou hemisférios da Terra.



*Variações na altitude do terreno pois se estamos em uma áreas de altitude elevada, mesmo estando em regiões próximas a linha do Equador, as temperaturas serão frias.



* Massas de ar: Graças principalmente à órbita que realiza em torno do Sol e à forma inclinada como faz isso,a superfície terrestre apresenta diferenças de temperatura em suas regiões. Essas diferenças se transferem para as camadas de ar e para as massas de água que, se movimentam por todos os lugares da Terra. Ao se movimentarem, as massas de ar e água adquirem as características dos lugares por onde passam e influenciam esses lugares com as condições trazidas de outros.



Entendendo os Solstícios e os Equinócios



Os equinócios e solstícios são épocas ou datas qum que se iniciam asestações doano. Foram estabelecidas em função da incidência dos raios solares na Terra.



Eqinócio significa dias e noites iguais, ou seja, quando a duração do período claro ou iluminado pelo Sol(dia) é igual ao período escuro(noite). Issoo corre em 21 de março e em 23 de setembro, quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do Equador, iluminando de forma igual os dois hemisférios.O equinócio de 21 de março anuncia a primavera no hemisfério Norte e o outono no hemisfério Sul, e o de 23 de setembro, o início do outono no hemisfério Norte e da primavera no hemisfério Sul.



Quanto aos solstícios, há que se distinguir o de junho e o de dezembro.Aproximadamente, por volta de 21 de junho, os raios solares incidem verticalmnte sobre o Trópico de Câncer no hemisfério Norte - é o sostício de junho. É quando a porção norte de nosso planeta recebe mais luz solar que a porção sul. Consequentemente, é quando ocorre o dia mais longo do hemisfério Norte e o mais curto no hemisfério Sul:21 de junho anuncia o início do verão no hemisfério Norte e o inverno no hemisfério Sul.



Por volta de 21 de dezembro, os raios solares incidem verticalmnte sobreo Trópico de Capricórnio, situado no hemisfério Sul- é o solstício de dezembro. Nesse dia, a porção sul do nosso planeta recebe mais luz solar que a porção norte. Em consequência, esse é o dia mais longo do hemisfério Sul eo mais curto no hemisfério Norte: 21 de dezembro anuncia o início do verão no hemisfério Sul e doinverno no hemisfério Norte.



A repetição das estações do ano, é uma regularidade da natureza. Povos antigos já a percebiam e regulavam o seu ritmo de vida por ela:época de semear ou plantar, de se proteger do frio etc.



É importante também compreender que as características das estações do ano não se iniciam ou terminam exatamente nos dias assinalados.Eles, na verdade, assinalam períodos astronômicos, ou seja, o movimento da Terra ao redor do Sol(traslação).

CARVALHO,Marcos.et al.Geografias do Mundo.São Paulo:FTD,2005.

ADAS,Mellem.Noções básicas de Geografia.As estações do ano.São Paulo:Moderna,5ªedição.127-128.

Queridos alunos, não esquecer de estudar o movimento de rotação da Terra, coordenadas geográficas, fusos horários, principais paralelos da Terra e Zonas climáticas(ver texto posterior).

"Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo."

Galileu Galilei

Sucesso!! Tia Rô!!!









terça-feira, 24 de março de 2009

PAISAGENS DO BRASIL:Espaço rural e urbano- 7ºAno

Olá a todos!Vai aqui, algumas considerações importantes de estudo para a P2.
Vimos em nossas aulas, que até meados do século XX, predominavam no Brasil as paisagens rurais.Até esse período, as atividades econômicas que se destacavam na economia brasileira, era a agricultura e pecuária. A grande maioria da população do nosso país, viviam no campo.
Como a grande maioria da população vivia no campo as paisagens naturais ainda tinham sofrido poucas modificações.As cidades naquela época não exerciam o mesmo papel e não tinham a mesma importância das cidades atuais.Cabe lembrar aí, que o campo produzia quase tudo que a população precisava(alimentos, roupas e até mesmo alguns calçados..) e naquele tempo, não existia esse consumo exagerado dos dias atuais e nem produtos industrializados como hoje.
A partir da década de 1970, esse quadro mudou.Hoje, a maioria dos brasileiros habita cidades e as atividades econômicas foram se diversificando ou seja, surgindo empregos no setor secundário(indústrias) e o setor terciário,(serviços) se ampliou .O nosso país foi se industrializando e urbanizando. Atualmente conforme o censo do IBGE(2002) mais de 85% da população brasileira vive no meio urbano. Com isso, podemos afirmar que no Brasil ocorre um processo de urbanização(quando mais de 50% da população total de um país, região, vivem nas cidades).
Com essas novas condições, as paisagens do campo e as atividades rurais passaram a estar subordinadas aos rítmos e determinações do grande espaço urbanizado em que o Brasil se transformou.A quase totalidade dos lugares, no campo e na cidade, passaram a funcionar segundo as regras tipicamente urbanas(indústrias,bancos, comércios, prestação de serviços..).
Essas transformações, ficaram visíveis nas paisagens como: o desmatamento de florestas primitivas para construção de casas, prédios... a construção de pontes nos
rios, o lixo acumulado, o asfalto, a poluição do ar entre outros.
Além da distribuição da população entre campo e a cidade, poderíamos utilizar vários exemplos para comprovar tais tendências urbanas(quantidade de produtos que produzimos e consumimos e os ramos de atividades que mais empregam no país) ver gráfico da pág. 33.
A população brasileira está distribuída em 26 estados e um Distrito Federal. Os municípios no Brasil aumentaram muito nas útimas décadas.Podemos dizer que temos cerca de 5.500 municípios contra cerca de 1.500 na década de 1940. Com isso, os limites das cidades diminuiram.Podemos observar a junção de várias cidades,como por exemplo em nossa região, a junção de Goiânia com a cidade de Aparecida.Em alguns pontos, não sabemos onde é Goiânia e onde é Aparecida.
Podemos afirmar, que no Brasil, urbanização caminhou junto com industrialização.Por isso, as cidades em que mais se desenvolveram as atividades industriais e os serviços vinculados a essas atividades tornaram-se também as mais importantes.Temos como exemplos, as cidades:São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza entre outras(ver tabela pág.36) que são as mais populosas do país e também as mais importantes em sua participação na economia nacional.
GRANDES CIDADES BRASILEIRAS E SUAS PAISAGENS
Verificamos a importância dessas cidades mencionadas ao observarmos suas paisagens.Todas elas, independentemente do momento em que foram fundadas, apresentam em suas paisagens predominância de elementos típicos do modelo de sociedade urbano-industrial a que o Brasil aderiu:nos meios de transporte, nos lugares de moradia, de produção ou de comércio e em muitos outros aspectos.
Algumas dessas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba por exemplo, parece que são cidades que surgiram a pouco tempo, no entanto, foram fundadas ainda em época em que o Brasil era território português.
O processo urbano-industrial apossou-se do território dessas cidades de modo avassalador.Não se pode mais falar que o "antigo" deu lugar ao "novo", pois nelas o que já se assiste há muito é o "novo" dando lugar ao "novíssimo".
Em algumas cidades que não estão na região Sudeste ou Sul do país, a presença dos elementos antigos nas paisagens é maior.É o caso de importantes cidades do Nordeste, como Recife(PE), São Luís(MA) e Salvador(BA). Todas tem em suas paisagens aspectos do Brasil-Colônia, quando eram consideradas as cidades mais importantes do país. Isso se dava pelas atividades econômicas que desenvolviam como por exemplo a cana-de-açúcar, cacau,algodão..Salvador foi a sede e primeira capital do Brasil.
Bem, podemos afirmar que a convivência entre o antigo e o novo é um traço muito comum na maior parte das cidades brasileiras fundadas antes do processo de industrialização.Há, no entanto, situações extremas, em que é possível observar no seu conjunto, a predominância de construções antigas, da época do Brasil-Colônia ou dos primeiros momentos do Brasil independente.
Em Minas Gerais, há conjunto de cidades, apropriadamente denominadas históricas, em que devido a sua preservação, dá a impressão de que são vilas prósperas do Brasil português, enriquecidas pela extração do ouro e das pedras preciosas.É o caso de Sabará, Mariana, Tiradentes,Diamantina e Ouro Preto.
Podemos encontrar essas cidades em vários outros lugares doBrasil. Em Goiás, temos exemplos bem perto de nós como a cidade de Pirenópolis e Cidade de Goiás.
Cabe lembrar aqui, que a presença ou a predominância de aspectos antigos nas paisagens dessas cidades não significa, que as estruturas socioeconômicas que mantêm a vida de seus moradores sejam pré-industriais ou as mesmas da época do Brasil-Colônia.
AS NOVAS CIDADES E SUAS PAISAGENS
É preciso mencionar um outro conjunto de cidades.São as cidades planejadas.Essas cidades surgiram devido a um planejamento prévio ou seja, cidades que foram construídas pelo Estado a partir de projetos previamente elaborados por urbanistas e arquitetos. São exemplos de cidades planejadas no Brasil: Goiânia, Brasília, Palmas, Belo Horizonte entre outras.
Bons estudos!! Sucesso!!
Tia Rô!



domingo, 22 de março de 2009

Os principais tipos de clima do mundo- Texto para fazer leitura / quadro comparativo - 8ºAno

Clima Equatorial
É quente e úmido o ano todo. Não apresenta as quatro estações do ano, mas é possível identificar uma estação chuvosa e outra menos chuvosa. Nas regiões de clima equatorial chove o ano inteiro. A média pluviométrica(quantidade de chuvas) é superior a 2000 mm. A temperatura média anual é de aproximadamente 25ºC e as médias máximas ocilam(variam) entre 32ºC e 40ºC.A amplitude térmica anual(diferença entre a maior e menor temperatura) é pequena. Esse clima predomina nas áreas de baixas latitudes, situadas ao redor da linha do Equador.Nessas áreas há um domínio de massas de ar equatoriais, normalmente quentes e úmidas.
Além de serem atingidas por forte calor, essas áreas registram elevadas médias anuais de temperatura e de chuva, principalmente aquelas mais próximas da linha do Equador, como a Amazônia, onde chove quase todas as tardes.Isso explica as densas florestas aí existentes, como a floresta Amazônica, na América do Sul, e a floresta do Congo, na África.
Clima Tropical
Clima predominante nas regiões localizadas entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, isto é, nas zonas intertropicais, com exceção das áreas de clima equatorial e das áreas desérticas. Existe nessas regiões um domínio de massas de ar tropicais, que são quentes e secas quando situadas sobre os continentes e úmidas quando situadas acima dos oceanos.
Mas elas recebem com frequência massas úmidas, vindas do Equador ou dos oceanos, e massas frias, vindas das zonas polares.
Aí se distinguem duas estações bem definidas durante o ano: uma chuvosa no verão, e outra seca no inverno(esse clima é o da nossa cidade Goiânia). Nas áreas mais afastadas da linha do Equador, a estação seca pode prolongar-se por oito meses. Podemos encontrar nessas regiões várias vegetações originais como: Savanas na África e Cerrado no Brasil.
O índice pluviométrico varia entre 1000 e 2000mm por ano e a temperatura média anual é de cerca de 20ºC, com exceção das elevadas montanhas aí localizadas.
Clima desértico
É o clima dos grandes desertos da superfície terrestre, em geral localizados em áreas subtropicais, ou seja, em áreas situadas no contato das zonas tropicais com as zonas temperadas dos dois hemisférios. Apresentam temperaturas muito elevadas durante o dia, sendo frequentes máximas acima de 42ºC. A temperatura diminui bastante à noite e também no inverno, quando pode atingir o ponto de congelamento da água(0ºC), ou até ficar abaixo,o que explica a grande amplitude térmica anual(grande diferença entre a menor e a maior temperatura) desse clima.
As chuvas são raras. Não chegam a atingir 200mm por ano, Ocorrem no verão e são muito mal distribuídas:existem porções nessa faixa de clima que ficam anos sem receber chuva. Aí o ar é muito seco.
No hemisfério norte destaca-se o deserto do Saara, no norte da África. No hemisfério sul, destacam-se o deserto de Kalahari(sul da África) e o"coração seco"(a parte central) da Austrália.
Por outro lado, existem desertos frios onde as temperaturas são muito baixas, com média anual inferior a 18ºC. Esses desertos localizam-se em áreas de médias latitudes(entre40º e 60º). Um exemplo no hemisfério norte é o deserto de Gobi, na China, onde a influência da continentabilidade também ajuda a explicar a falta de chuva. No hemisfério sul, um exemplo é a Patagônia, na Argentina.
Clima Temperado
Os climas temperados caracterizam as regiões de médias latitudes, isto é, entre os dois trópicos e os círculos polares. Caracterizam-se pela inexistência de extremos de temperatura e umidade. Daí a porção temperada da superfície terrestre apresentar as quatro estações do ano bem definidas.As médias anuais de temperatura oscilam entre 8ºC e 15ºC.
Esse tipo de clima apresenta diferenças consideráveis. É por isso que nas latitudes temperadas distinguem-se os climas temperado oceânico, temperado continental e mediterrâneo.
Clima frio polar ou de altas montanhas
É um clima com invernos longos, que podem durar cerca de nove meses ao nao. é encontrado principalmente nas áreas de elevadas latitudes, dominadas pelas massas de ar polares. Mas tembém existe nas áreas de elevadas altitudes, as grandes cadeias de montanhas do planeta, com gelo eterno em seus cumes.
Característico dos pólos Ártico e Antártico, o clima frio polar está presente na Groenlândia e nas áreas de altas montanhas, como: Himaláia, na Ásia; Kilimanjaro, Ruvenxori e Quênia,na áfrica;Andes e montanhas Rochosas, na América; Alpes, na Europa.
Nessas áreas existem geleiras permanentes e as precipitações ocorrem sob a forma de neve. O inverno é rigoroso, com as temperaturas mais baixas do planeta e uma duração que oscila entre sete e oito meses por ano. Nesse período, o Sol não aparece nos pólos durante 186 dias, o que explica a expressão "a noite mais longa da Terra".
No verão, o sol não se põe durante meses nos pólos. E, como o Sol não se eleva muito no céu, seus raios acabam atingindo mais o solo. Com isso a temperatura se eleva e grandes massas de gelo desprendem_se de suas geleiras continentais, formando os icebergs,que se dirigem para os oceanos. Nessa época e somente na metade do verão ártico, o Sol brilha mais no polo Ártico do que na linha do Equador. Como o Sol não se põe durante o verão inteiro, diz-se que aí ocorre"o dia mais longo da Terra".
No continente antártico, porém, as altitudes são maiores e geleiras muito espessas cobrem a sua superfície. Por isso, as temperaturas permanecem muito baixas, mesmo no verão.
VEJA, AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS FORMAÇÕES VEGETAIS PRIMITIVAS DO PLANETA.Mas cabe lembrar que, em grande parte, elas não existem mais.Quando ainda existem, ocupam espaços bem menores que as suas regiões de origem. A devastação das florestas(com o extermínio da fauna) pelos seres humanos tem sido intensa nas útimas décadas, embora sempre restem algumas porções de paisagens naturais em meio a áreas modificadas.
TUNDRA: A Tundra é a vegetação rasteira das áreas polares, das regiões de clima frio polar. Ela surge no curto verão das duas regiões polares, em especial na região ártica, ao redor do pólo Norte. Nessa época a temperatura um pouco menos fria dscongela parcialmente o solo e permite o desenvolvimento de uma vegetação composta por musgos, líquens, capim e outras plantas herbáceas.A fauna dessa paisagem é constituída pela coruja-das-neves, pela rena, pelo urs-polar, pelo lobo ártico e até pelos pinguins(na Antártida).
FLORESTA BOREAL OU DE CONÍFERAS: Também conhecida como Taiga, essa floresta é característica do hemisfério Norte, da parte norte da Europa, da Ásia e do Canadá. É uma vegetação de clima frio, embora não tão intenso como o frio polar da tundra.Nas áreas de taiga já existem um verão mais prolongado e um maior degelo da neve ou das geleiras. A taiga é uma floresta de coníferas,ou seja, de árvores em forma de cone, como o pinheiro. Não é uma floresta rica ou heterogênea, e sim homogênea, isto é, com pouca variedade de plantas.
FLORESTAS TEMPERADAS: Típicas dos cimas temperados, nos dois hemisférios, são matas decíduas, isto é, que perdem as folhas durante o outono e o inverno. As plantas comuns nessas florestas, que estão entre as mais devastadas do planeta, são o carvalho, as faias e as nogueiras.A fauna características é formada por esquilos, lobos, raposas, répteis e aves diversas.
PRADARIAS: Também chamadas de campos, as pradarias são um exemplo de vegetação herbácea(de ervas), típicas de clima temperados ou subtropicais. Os solos geralmente são férteis, ricos em húmus(matéria orgânica), porque os campos são formados por plantas anuais, isto é, que têm uma vida curta e fornecem grande quantidade de restos para serem decompostos.A fauna original é composta por inúmeras aves(gaviões, corujas entre outras), búfalos,antílopes, coiotes, etc.
SAVANAS: As Savanas são vegetacões herbáceas e arbóreas(com árvores), típicas de clima tropical semi-úmido. Geralmente esse tipo de vegetação ocorre entre áreas de florestas tropicais e desertos ou climas semi-áridos, na América do Sul, na Ásia e, principalmente, na África. No Brasil, corresponde ao cerrado__vegetação que apresenta muitas gramíneas(gramas) e árvores baixas, retorcidas e espaçadas.
Nas savanas africanas, a fauna é composta de leões, rinocerontes, zebras, girafas etc.Na América do Sul, as espécies animais são um pouco diferente: capivara, lobo-guará, tamanduá, anta etc.
FLORESTAS TROPICAIS: As florestas tropicais constituem a vegetação mais rica e diversificada do mundo, especialmente aquelas que se situam na zona equatorial. São matas fechadas que se desenvolvem em climas quentes e úmidos:equatorial e tropical úmido.Existem florestas tropicais:
  • no norte e no leste da América do Sul(Amazônia e mata Atlântica);
  • no golfo da Guiñé e na bacia do Congo(África central e ocidental);e
  • no sudeste da Ásia(Indonésia, Malásia, Mianma, etc.).
  • Por causa da abundante radiação solar e das chuvas nessa região, essas florestas são exuberantes, com plantas muito próximas umas das outras e de vários portes(arbóreas, herbáceas, cipós, etc.)Existe aí uma fauna riquíssima, tanto de mamíferos(anta, macaco, tigre, na África e na Ásia) como de insetos, répteis, peixes e outros animais.

    DESERTOS: Os desertos constituem uma paisagem com características próprias: clima árido, solos arenosos ou pedregosos, vegetação rara, com plantas xerófitas e uma fauna específica(camelos, lagartos, cobras,ratos, etc.). No Brasil, não existem desertos típicos, embora no Sertão nordestino, na área de clima semi-árido, exista uma formação vegetal chamada caatinga, uma transição entre savanas e os desertos.

    VESENTINI,J.William.Atmosfera: Massas de ar e climas.Geografia Crítica: O espaço natural e a ação humana.São paulo:Ática,2004.p.137-139.

    AGORA É COM VOCÊ!!!
    1) Para comparar os principais tipos de clima do mundo, faça o seguinte:
    a) Produza um quadro comparativo no caderno dos principais tipos de climas com suas características vegetais/animais.Preencha-o com base nas informações do texto.
    "Jesus Cristo pertence a todo mundo, a todos os povos, sejam quais forem suas experiências de fé."
    Gandhi
    Abraços!!!!Tia Rô!!!